A boa e velha carne de panela

Depois de toda a repercussão de minha última postagem, com críticas severas da imprensa especializada, repreensões públicas de renomados chefs internacionais, cartas furiosas dos fãs, e a chacota dos porteiros daqui do prédio, pensei em colocar uma receita aqui daquelas que não chamam a atenção e que todo mundo gosta, meio vovó-style.

Não há ser carnívoro normal que não goste da carne de panela. É, como diria Oscar Wilde, um vício perfeito, gostoso e que não satisfaz. É só a gente lembrar, que dá vontade de comer, não é mesmo?


Então vai abaixo minha versão dessa receita tradicional, para minha redenção e felicidade geral da nação, começando pelos ingredientes:

- 1 kg de músculo de boa qualidade, cortado em cubos
- 3 ou 4 tomates italianos, descascados e picados
- 1 cebola grande ou duas médias, descascadas e picadas
- 1 pimenta dedo de moça, sem sementes e picada
- 2 dentes de alho amassados com a lâmina da faca
- 1 folha de louro, pimenta do reino e sal a gosto

Para maximizar o sabor da carne, uso de dois artifícios, que fazem o processo demorar um pouco mais (algo implícito no conceito "vovó-style"), mas melhoram o resultado final. Em primeiro lugar, gosto de deixar os cubos de carne marinarem por algum tempo em sal, pimenta do reino e uma folha de louro, com um pouco de azeite para não ressecar a carne. Misturo tudo com as mãos e deixo algum tempo na geladeira. Em seguida, concluído o tempo da marinada, esquento um pouco de azeite na panela de pressão e selo todos os cubinhos de carne até ficarem bem tostadinhos.

Um excelente truque aqui é selar os cubos em dois lotes (para 1 kg de carne em minha panela). Isso porque se você colocar toda a carne, os cubos vão encavalar uns sobre os outros e a carne vai soltar água. A água vai demorar para secar e os cubinhos vão ficar com gosto de carne lavada. É muito melhor e mais rápido selar a carne em duas vezes. Às vezes, fazer as coisas cuidadosamente, além de garantir melhores resultados, toma também menos tempo.

Coloco na panela de pressão toda a carne, tomates, cebolas, alho e pimenta. Como sempre, uma pitadinha de açúcar, para quebrar a acidez dos tomates. Cubro com água e cozinho na pressão por uns 30 minutos após a panela ter pego pressão e começado a chiar. Acerto o sal e pronto. A carne fica macia, com um caldo saboroso, que depois experimentei como sopa, com uns pedaços de pão, e ficou muito bom para um fim de noite.


Comentários

  1. Boa Maurao, gosto de acrescentar uma mandioca pré cozida também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aê Netão, se a gente botar a carne para cozinhar com essa mandioca enquanto faz um treininho, no final os caras vão até morder a panela...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas