Pizzas leves e rápidas

Não há nada melhor do que uma pizza fumegante saindo de um forno a lenha, mas às vezes estamos em casa, como sempre sem forno e sem lenha, como sempre querendo algo fácil de fazer para comer à noite. Uma vez, estava às voltas em casa com alguns pães do tipo ciabata e inventei de fazer essa pequena pizza, gostosa, rápida e fácil. Outra vez, estava com alguns pães franceses mesmo, já um pouco amanhecidos, e saiu o que você vê abaixo.

Já aviso aqui que deixarei abaixo um desafio para os veganos...




Ingredientes
- 4 fatias de peito de peru defumado, cortadas em quadradinhos pequenos
- 2 tomates italianos descascados e cortados em cubinhos, com as sementes
- ½ cebola, descascada e cortada em cubinhos - ou 1 cebola roxa pequena
- 3 pães tipo ciabata ou francês (você pode aproveitar pães um pouco amanhecidos)
- Pimenta do reino, orégano e sal a gosto
- Azeite (claro!!!)
- Salsinha picada opcional - pimenta dedo de moça cortada sem sementes também

Misture os quadradinhos de peito de peru e os cubinhos de tomate e cebola (e a pimenta dedo de moça, se tiver usado). Tempere ao seu gosto com o sal, pimenta do reino, orégano e azeite. Deixe de lado um pouco, para pegar um pouco de gosto. Acenda o forno em uns 180 graus - isso é, fogo alto, mas não no máximo.

Enquanto isso, corte os pães em fatias. Coloque os pães em uma forma, e o recheio sobre as fatias de pão - com cuidado e capricho, você vai montar belos montinhos de recheio sobre cada pão. Um bom truque é encher uma colher de recheio, colocar a fatia de pão por cima e virar a colher para baixo, pressionando o recheio. Se quiser, encha outra colher de recheio e repita a operação, que quanto mais recheio, melhor. Talvez você perceba nesse momento que gostaria de ter feito mais recheio - não se reprima, vá lá e faça mais.

Aqui, volto ao desafio aos veganos: Como vocês podem ver, é só substituir o peito de peru defumado por algum legume que essas viram pizzas veganas. O que sugerem?

Regue as pizzinhas montadas com um pouco mais de azeite e salpique a salsinha picada por cima, e as leve ao forno por uns 12 minutos - o suficiente para você perceber um belo cheiro de pizza pela cozinha, tomando cuidado para não queimar o pão. O recheio solta um pouco de suco (por isso deixei a polpa do tomate), que deixa os pães com miolo macio, mas não muito molhado, e a casca crocante, mas não muito seca. Apreciei muito também o fato dessa pequena pizza ter dado certo sem o tal do queijo derretido, que estou deixando um pouco de lado ultimamente. Cheirosa, saudável e nutritiva - além de fácil de comer, que já vem cortada. Bingo.


Comentários

Postagens mais visitadas