O ilusionismo do enroladinho ressecado

Bem no caminho do escritório tem um botequinho, uns salgadinhos na vitrine, aceita vale-refeição, bem conveniente. Uma sugestão de um colega foi um enroladinho de presunto e queijo que vendem lá. Cinco reais, não considero barato, mas valia pela conveniência. Só pedir, pagar e levar embora em um saquinho de papel, sem perder mais que 1 minuto no caminho até minha mesa. E pelo menos não era frito.

Como técnica de sobrevivência na selva de asfalto, sempre dou uma verificada na aparência dos salgados na vitrine - o que na maioria das vezes me faz sair correndo. Ao contrário do que muitos donos de bar acham, salgadinhos têm um tempo de vitrine bastante curto. Mas na última vez que fui lá, cheguei no boteco, verifiquei os enroladinhos e estavam novos, com cara de que haviam acabado de chegar. Aí sim, pedi um.

Sabe que o atendente fez? Disfarçou, fez uma prestidigitação e colocou no saquinho um enroladinho antigo, da prateleira de baixo. Achou que eu não percebi? Percebi sim. Mas decidi ficar com o talzinho, só para confirmar o truque e verificar a qualidade. Às vezes, tenho essas curiosidades. Analisando cuidadosamente o tal do enroladinho em minha mesa, percebi que não havia nada de muito suspeito lá, realmente, mas realmente estava ressecado.

Salgadinho de boteco
Ilusionismo de boteco (by DALL-E 2)

Como disse, foi a última vez que fui lá. Certamente não fiz falta para o estabelecimento, que fica em um local movimentado, mas fiquei a pensar. Esse enroladinho de 5 reais provavelmente não gasta 1 real para ser feito, com mão de obra, energia e tudo o mais incluído. Nos 2 meses que se passaram desde então, devo ter deixado de comprar uns 10 ou 15 salgadinhos desses. Posso não ter feito falta, mas foi de qualquer forma um ganho perdido.

Então, contas feitas, o ilusionismo foi para cima mesmo do boteco, seja por ordens do dono e/ou pela "visão de dono" do empregado, que imaginou não perder um enroladinho quando na verdade perdeu o lucro de um monte deles.

E como a vida segue em frente e ninguém é de ninguém, encontrei sem muito esforço outro lugar com preço melhor e qualidade muitíssimo superior. Tropeçou, a fila anda.

    Por isso, veja também: 9 motivos para curtir a cozinha


Comentários

Postagens mais visitadas