O segredo de meu melhor guacamole

Nós no Brasil costumamos comer abacate como sobremesa, com limão e açúcar. Mas já há algum tempo aceitamos aqui e começamos a apreciar a guacamole mexicana. Ao contrário de nossos irmãos mexicanos, que reagem com visível horror à ideia de adoçar a fruta.

Hoje, acho que acertei o guacamole. Sempre compro a fruta, por ajudar a baixar meu renitentemente alto colesterol e também por ser muito gostosa. Claro (claro, aqui no Brasil) que normalmente a como doce, mas hoje em especial me veio uma inspiração para fazer um guacamole. Claro (já que sou brasileiro), que fiz do meu jeito, então não precisam vir reclamar que esta não é uma receita tradicional, que não é mesmo.

Guacamole, em minha receita

O que foi:

1 abacate bem maduro

1 tomate descascado, cortado em cubinhos (se quiser, pode colocar dois)

1 pimenta dedo de moça média, picada sem sementes

½ cebola roxa picada (se quiser, pique uma inteira)

Suco de 1 limão (achei esse tanto perfeito)

1 jato de vinagre de maçã (se quiser, não precisa usar)

1 bom punhado de salsinha (se quiser, coentro)

1 bom punhado de sementes de gergelim torradas (se não quiser, não precisa usar)

Azeite a gosto

Como pode ver, tem muita coisa que você pode mudar na receita. Talvez até acrescentar outros ingredientes. Mas agora, a meu ver, o que é realmente importante é a grande sacada:

Não é porque essa receita é salgada que você tem que encher de sal.

Um tempero (no caso, o sal) serve para realçar o sabor do alimento. Tempero não é ingrediente. Nessa minha guacamole, você coloca sal no abacate somente para sinalizar que o prato é salgado. Uma pitadinha bem pequena.

Porque para mim nesse guacamole o importante aqui não é se o prato é doce ou salgado, mas sim gorduroso ou fresco.

O abacate é bem gorduroso, assim você tem que usar algo para deixar mais leve - refrescar - o prato - no caso, o tomate, a pimenta, a cebola e a salsinha, além do limão e do vinagre de maçã. Sal demais, iria acentuar a gordura do abacate e deixar o prato pesado - justamente o que eu não queria.

Ficou muito bom. Acertei justamente a quantidade de sal apenas necessária e ganhei todo o sabor e frescor dos outros ingredientes para contrabalancear a saudável (mas pesada) gordura do abacate. Fiquei bem contente com o resultado.


Comentários

Postagens mais visitadas