Churrasco de linguiça light no forno

Vegetarianos e dietarianos que me perdoem, mas o churrasco de linguiça é uma instituição nacional. Para nós que moramos em apartamentos, fazer bem uma linguiça no forno é uma grande vantagem, pois a carne de porco é uma ótima opção em sabor, facilidade de fazer e preço. Sem falar que usando o forno, você não esfumaça todo o seu apartamento.

Mas realmente temos que reconhecer que apesar de todos os nossos esforços, normalmente a linguiça resulta em algo meio engordurado. Como fazer uma linguiça com menos gordura?



Sausages. Photo by Ezequiel Garrido on Unsplash


Nossa técnica secreta da semana: retirar a pele da linguiça. Aliás não sei do que é feita essa pele de linguiça, porque de tripa não é. Tripa do animal, mesmo após limpa, não costuma cheirar muito bem.

Deixe seu pacote de linguiça (normalmente compro algo em torno de 1 ou 1½ kg) uma hora na geladeira, para elas ficarem mais firmes, o que ajuda bem na hora de cortar. Em seguida, retire a pele de cada linguiça.

É só fazer um corte longitudinal em cada uma delas com uma faca afiada e, depois, com as duas mãos, puxar a pele dos dois lados do corte para trás e retirar a carne da linguiça cuidadosamente, mantendo sua forma alongada original. Se precisar, tente moldá-las novamente com as mãos em sua forma original.

Você pode também aproveitar esse momento para retirar os pedaços de gordura maiores, o que já deixa o prato bem mais light. Entre gorduras e pelancas, você talvez descubra que comer a linguiça inteira sem saber o que está dentro talvez não seja uma boa ideia.

Vá colocando cada linguiça em uma forma refratária, untada com um pouco de azeite. Aí é só colocar a forma em fogo médio-baixo. Embora não seja um cozimento muito exigente, é bom verificar de vez em quando, para elas não queimarem, e usar uma espátula para girá-las e as deixarem fritar por igual. Em uns 40 minutos, deverão estar bem cozidas, enxutas e firmes.

O coup de grâce: espremer limão generosamente sobre as linguiças quentes.

Em meus experimentos, essas linguiças ficam muito saborosas e com menos gordura do que as assadas com a pele, mesmo na churrasqueira. Experimente!


Comentários

Postagens mais visitadas