Não jogue seus Pfand no lixo

Em nossas andanças por Munique, compramos uma garrafa de água em um supermercado. Na nota, além do preço da água, constava um item “Pfand: 0,25”.

Sem falar alemão, apontei o item à caixa, com cara de dúvida. Ela sorriu e respondeu:

“Pfand”

Não ajudou muito. Mas eram apenas 25 centavos de euro e uma fila de gente apressada atrás.

Depois notei que em notas fiscais de outras compras havia também um item similar, identificado como:

Nebengeschaeft
Pfandartikel

Aí realmente tem horas que só a Internet salva.

Descobri que, na Alemanha, "Pfand" é um sistema de coleta de vasilhames pelo qual em compras de determinados itens, como garrafas plásticas de água, latinhas de refrigerante e cerveja e garrafas de vidro, você paga um valor adicional. Seria um pagamento pelo “casco”, como se dizia antigamente. Garrafas PET e latinhas, 25 centavos de euro, garrafas de vidro, 8 centavos. Engradados, um pouco mais de 3 euros. Não é pouco.

Mas você pode recuperar esse dinheiro.

Na próxima vez que for ao mercado, você pode devolver todos esses vasilhames, colocando-os um por um em uma máquina colocada próximo à entrada do supermercado (em locais identificados como "Leergut"), como as mostradas abaixo.


Máquinas de devolução de vasilhames

Vasilhames individuais são colocados na abertura de cima; na esteira de baixo, você pode colocar engradados com as garrafas. A máquina vai contabilizando todos os itens devolvidos. É até divertido.

Devolvidos todos os vasilhames, você aperta o botão verde abaixo da tela e recebe um cupom impresso com o valor devolvido. Esse cupom você pode apresentar à caixa do supermercado e ter o valor descontado em sua próxima compra.

Você não precisa ficar com vergonha por carregar latinhas e garrafas ao supermercado. Primeiro, você pagou pelos vasilhames; depois, você vê todo mundo fazendo isso, inclusive respeitáveis casais e famílias inteiras. Por último, se você tem esse tipo de preocupação, está vivendo no milênio errado.

Fica aqui então a informação aos turistas desavisados que apenas querendo se comportar bem em um país estrangeiro, ensacam e jogam fora suas latinhas e garrafas de água, perdendo assim alguns euros e também desavisadamente atrapalhando o serviço de coleta alemão e o seu respeito pela natureza.

Aprendendo sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas