A técnica de assar com a forma inclinada

A cozinha não é feita apenas de grandes receitas, mas também de grandes técnicas e uma infinidade de truques.

Saber truques e técnicas é o que faz você passar de ler uma receita e ficar com vontade de fazer o prato a conseguir lidar com ingredientes, panelas, forno e fogão para chegar a um bom prato.

A questão a ser resolvida dessa vez estava com as coxas de frango assadas no forno.

Frango sempre solta gordura, que em uma churrasqueira, cairia nas brasas, em um grill elétrico, escorreria pelas grelhas, mas que em um forno a gás normal com uma forma que já perdeu um pouco de sua antiaderência, empoça ao redor das coxas, podendo queimar sua carne e grudar na forma. Mesmo enxugando as coxas uma a uma com papel toalha, ainda ficam bem gordurosas.

A resolução foi assar coxas de frango no forno com a forma inclinada. Assim, a gordura vai escorrendo para um lado à medida que o frango assa. E como fiz isso?

Foi só colocar a forma retangular do frango sobre uma forma grande redonda em formato de pizza, de forma a deixá-la ligeiramente inclinada para uma das bordas. Tive também que posicionar as coxas todas perpendiculares a esta borda, para que a gordura de uma das coxas não ficasse empoçada em outra.

Deu certo, as coxas de frango ficaram menos gordurosas, mais macias e suculentas. E com quase uma xícara de gordura a menos. Além de tudo, ficou bem mais fácil lavar a forma depois. Para finalizar, tenho a dizer que como ilustração da técnica, a foto não saiu uma das mais apetitosas desse blog, fico devendo um prato bem bonito para ilustrar a receita.

Frango para cima, gordura para baixo



Comentários

Postagens mais visitadas