Batatas do Castelo

Agora vou levar aqui a vocês a receita da futuramente famosa “batata do castelo”. A origem deste nome não é milenar, e um dia será devidamente contada. Mas não hoje.

Batatas cozidas temperadas
Batatas do Castelo

Fácil, fácil. É só preparar as batatas, cozinhá-las, refogá-las e temperá-las.

A preparação começa lavando bem as batatas. Eu uso uma esponja especial para isso. Em seguida, coloque cada batata na tábua de corte e faça cortes paralelos a cada mais ou menos meio centímetro no sentido de sua largura, mas sem cortá-la totalmente, fazendo um desenho de espinha de peixe. É rápido, mas cuidado para não cortar os dedinhos.

Cozinhar as batatas, você pode fazer como achar melhor. Eu as cozinho em água quente com um pouco de sal em uma panela de alumínio grosso tampada. Mas você pode cozinhá-las no forno de micro-ondas ou naquela panela moderna que venta quente. Na panela de pressão, cozinham mais rapidamente, mas você teria de ter muito controle do que acontece lá dentro, senão terá batatas despedaçadas ou purê de batatas. Na água quente, o processo é mais tranquilo/ vou testando o ponto de cozimento com um garfo e quando prontas, retiro-as da panela e jogo o pouco que resta de água fora.

Refogar as batatas cozidas no azeite exige um pouco mais de cuidado e arte. Usando a mesma panela de alumínio grosso e meio dedo de óleo de canola ou girassol, deixo as batatas para formar casquinha no óleo quente de um lado e depois do outro, usando um pegador de macarrão. Se quiser caprichar, pode tentar tostar as laterais também. Não tente fazer isso sem camisa - qualquer hora eu conto o porquê.

Enquanto isso, pico meia cabeça de alho com a faca e fico lá só na tocaia aguardando as batatas estarem quase prontas. Quando fico satisfeito com a casquinha, coloco uns punhados de alecrim seco, o alho picado e umas pitadas de sal. Como o óleo vai estar quente, essa parte é bem rápida. Com o pegador, lambuzo as batatas no óleo temperado antes que o alho fique marrom, coloco as batatas no refratário de vidro com o pegador e jogo o óleo com o alho e o alecrim por cima. Acerto o sal e raspo um pouco de pimenta do reino por cima. Pronto. Se quiser ousar, umas gotas de limão por cima.

É só esperar um pouco para pegar tempero e esfriar e você poderá comer batatas como um rei medieval cheio de fome de suas batalhas. Bon appetit!



Comentários

Postagens mais visitadas