O mistério do preço mais alto por qualidade menor

Na seção de hortifrutis dos supermercados, ocorre algo que me parece bastante contraintuitivo: às vezes, temos frutas, legumes e verduras de qualidade muito boa por preço razoavelmente baixo; outras vezes, estes mesmos produtos não estão tão bons, mas com preço bem maior.

Variação dos preços dos hortifrutis
Preços dos hortifruti (imagem por Stable Diffusion)


Todos sabem que os preços dos alimentos variam bastante dentro de um mesmo mês, mas esta relação inversa entre qualidade e preço me parece interessante. O que seria de se esperar é que produtos de baixa qualidade custassem menos do que os de qualidade mais alta, não é?

Imagino que no caso de hortifruti, nem sempre o comprador do supermercado encontra o que desejaria. Às vezes o tempo não ajuda, estações variam, chuvas demais, calor demais, algum problema inesperado. A produção cai, a qualidade cai, e a concorrência pelos produtos melhores aumenta. Mas talvez a administração do supermercado por algum motivo qualquer entenda que determinados produtos nunca podem faltar para os seus clientes e o comprador tem que levar o que tem. Então, já de cara, desequilíbrios de oferta podem fazer produtos de baixa qualidade custarem mais.

Agora, pensando nessa questão em termos de fluxo de caixa, imagino que os produtos de baixa qualidade custem mais ao supermercado que os produtos de boa qualidade independentemente do preço pago ao produtor. Em primeiro lugar, é de se esperar que esses produtos de baixa qualidade vendam menos e acabem por perder sua validade. Além disso, os produtos que demoram mais a serem vendidos ocupam espaço por mais tempo e demoram mais a dar retorno, custando assim mais ao supermercado.

Além disso, há outros custos que são são independentes do custo de aquisição ou da qualidade dos produtos: o custo do espaço nas gôndolas, o custo dos funcionários que manipulam os produtos desde o estoque até a venda, custos administrativos, limpeza, segurança, e outros mais. Então para pagar esses custos e ter algum lucro com um menor volume de vendas, a margem de lucro dos produtos de baixa qualidade teria que ser maior do que a dos produtos bons. Todos esses fatores juntos fariam os produtos de baixa qualidade terem um preço mais alto.

Não tenho 100% de certeza de que esta é a explicação correta, mas acho que é uma boa explicação. Então, fazendo o raciocínio inverso, mesmo que você não tenha o costume de ir ao mercado e acompanhar as variações de preços, quando vir uma gôndola cheia de hortifrutis meio ruins, saberá que o preço está alto. Será? É uma hipótese a ser verificada em minhas próximas pesquisas.


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