Os melhores descontos e a dinâmica dos supermercados
Estamos todos sempre procurando por descontos, não é?
Procuramos folhetos, cupons, recomendações de amigos, percorremos corredores nos finais de semana, somos atraídos por cartazes coloridos, ficamos presos no trânsito entre um mercado e outro, tudo pelas melhores ofertas.
Agora imagine que você esteja passando por uma gôndola e descubra um produto vendido por 1/3 ou menos que o seu preço normal. Sem problemas de validade e sem exigir compra em quantidade. Uma excelente oferta escondidinha em um canto da gôndola.
Nessas horas, brilha seu exímio olhar de farejador implacável de ofertas irrecusáveis.
"Ofertas que fazem os olhos brilharem"
Essa é uma das coisas interessantes que muitas vezes me divertiu nessa procura por bons negócios: os melhores descontos não são anunciados.
"Os melhores descontos não são anunciados"
O que penso é que a dinâmica dos supermercados tem a ver muito com isso.
Vamos partir do início: O que um supermercado vende? Vende alimentos, frutas, legumes, bebidas, produtos de limpeza e higiene, cosméticos, utensílios domésticos, não é? Nada disso.
O que um supermercado vende é espaço nas gôndolas e estoque que permite aos produtores entrarem em contato com compradores. Vende aos consumidores o seu poder de negociação. Vende também serviços financeiros, como cartões, cobrança e parcelamento, atendimento aos clientes, de limpeza, e até mesmo segurança, entre outros.
"O supermercado vende espaço e serviços"
E é essa diferença de conceitos que muda toda a dinâmica dos supermercados. O supermercado não pensa: "Nossa que produto bom, vou guardar para quem pagar mais", ou algo assim.
O supermercado procura o máximo de receita por área no mais curto espaço de tempo. O supermercado não tem como foco o valor do produto, considera a contribuição deste produto no rendimento e em seu fluxo de caixa para pagar funcionários, impostos e outras despesas gerais.
Por isso teríamos situações contraintuitivas, já aqui discutidas em outras postagens, como encontrarmos produtos bons por preços baixos, e produtos de baixa qualidade por preços altos, além de outras mais.
"Situações contraintuitivas"
Sabe quais são os melhores descontos? Em minha experiência, não são os do folheto (não estou dizendo que estes não sejam bons), mas os que não são divulgados. Explico.
A excelência de um supermercado depende de seu planejamento. Normalmente eles são muito bons nisso. Às vezes, conseguem boas condições em um produto e fazem aquela promoção de folheto, conseguindo ganhar um bom dinheiro rapidamente. O que sobrar, logo volta ao preço normal.
Entretanto, às vezes, ocorre de sobrarem bem poucas unidades de um produto, tão poucas que não valem divulgação no folheto de descontos. E aí, como o preço do frete para devolução é alto, e até o custo de descarte é alto, vale mais a pena oferecer este produto a um preço irrisório (o que já encontrei).
Levem logo isso aí! |
Esse produto encalhado some logo - quem vai pouco, quase nunca vê - e abre valioso espaço na gôndola. Espaço que certamente será ocupado por outro produto que ofereça maior rentabilidade. E assim aqueles centímetros quadrados de gôndola poderão compensar em pouco tempo o valor do desconto. E, de quebra, essa oportunidade ainda deixa alguns sortudos clientes mais felizes.
Sorte de quem aproveitou.
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