Peito de peru com ovo e queijo - mais um ótimo sanduíche

Quente, molhado e apimentado. Muitos dizem que essas são as qualidades essenciais de um sanduíche. Divergências pessoais à parte, o sanduíche de peito de peru com ovo é um dos grandes sucessos de bilheteria aqui em casa. Particularmente, gosto dele porque, primeiro, é muito gostoso; depois porque, a cara deste blog, tem uma receita base, formada por ingredientes de baixo custo facilmente encontráveis no mercado, que podem ser substituídos facilmente e feitos de diferentes maneiras, conforme o gosto pessoal e a situação de nossa economia.



A base, claro, de um bom sanduíche é um pãozinho francês, crocante e fresquinho. Caso você esteja em alguma parte do mundo onde não se fabrique nosso pãozinho, suspire fundo e tente acomodar todo o recheio em algum outro pão de casca crocante, como a baguete francesa (Será que essa casca crocante é o motivo de o nosso pãozinho ser chamado de "pão francês", como a baguete, em oposição aos pães macios de outros países? Parece que com esse sanduíche descobri algo que não sabia...). Como recheio, uso:

- 3 fatias de peito de peru ou presunto;
- queijo prato fatiado ou cortado em pedaços finos; quantidade ao gosto do freguês;
- 1 ovo
- pimenta (opcional)
- molho de salada pronto sabor parmesão (opcional)

Fazer é fácil e rápido. É só esquentar uma frigideira com um fio de azeite para fritar o ovo; na mesma frigideira, coloco também para fritar as fatias de peito de peru, com o queijo prato derretendo por cima. Quando tudo estiver pronto na frigideira, coloco o peito de peru e o queijo no pão, com um pouco do molho de parmesão e umas gotas de pimenta e, finalmente, o ovo frito. Coisa de poucos minutos.

Um grande truque aqui é não deixar a gema do ovo endurecer demais. Após colocar o peito de peru e o queijo em uma das metades do pão, com o molho e a pimenta, coloque o ovo por cima e quebre a gema, deixando-a escorrer por cima de tudo. Fica extremamente bom. Claro que em circunstâncias específicas talvez você não possa se arriscar com a gema, por exemplo, quando estiver vestindo uma camisa branquinha; nesse caso, vire o ovo na frigideira e deixe a gema endurecer. Fazer o quê, não é mesmo?

O peito de peru defumado é preferência pessoal, mas caso você queira ou tenha de trocá-lo pelo presunto, lembre-se de que o presunto costuma ser mais salgado, então não o frite demais, que isso destaca ainda mais o sal, e também não abuse do sal no ovo frito. Caso o peito de peru venha com casca, costumo fazer cortes ao longo das fatias para que as fatias não saiam inteiras do sanduíche logo na primeira mordida. Esses cortes também permitem que o peito de peru e o queijo derretido se misturem melhor na frigideira.

Rápido e barato de fazer, um sanduíche saboroso e bastante nutritivo, daqueles de encher a boca e escorrer pelo queixo, além de ser adaptável ao seu gosto e necessidades. Quer mais?

    Veja também: O SEGREDO do sanduíche

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas