Saltenhas em São Paulo

Passei um dia por um evento da comunidade boliviana de São Paulo, e entre as barraquinhas de comida, vi as salteñas - um pastelzinho cozido no forno, um alívio entre tantas frituras que encontramos por aí. Lógico, fui experimentar. Veio embrulhada em papel, em um pratinho plástico com uma colherinha. Antes que os atônitos atendentes pudessem me deter, levei logo o pastelzinho à boca, nele cravei meus dentes e senti o caldo me empapar o queixo na primeira mordida. Mais uma que aprendi.




Aos paulistanos desavisados como eu, trago a foto acima, que mostra a maneira tradicional de se comer esse acepipe. É beliscar e abrir uma das pontas, segurar a salteña com uma mão e usar a colherinha para comer o recheio, que é um ensopado de frango, porco ou carne com batatas, cenouras e outros ingredientes. Já é um pouco apimentado, mas se quiser umas gotas a mais de picante (como eu), fique à vontade. Depois é como um sorvete, vai diminuindo o recheio, vamos comendo a casquinha. Entra para o rol das deliciosas contribuições que os imigrantes trazem a esta cidade. Muchas gracias, amigos!

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas