Espaguete - tempo de cozimento

Muitos cozinheiros são perfeccionistas com pesos e tempos, com suas balanças de alta exatidão e cronômetros precisos. Mas às vezes a implacável natureza vem nos lembrar de quão pueril é toda essa nossa racionalidade.

Cozinhar o espaguete
Photo by Tamara Gak on Unsplash

Fazer espaguete é um bom exemplo (do italiano spaguetti, diminutivo de spago, que quer dizer “barbante”). O bom e velho (mas dentro do prazo de validade, por favor) espaguete muitas vezes nos salva com sua praticidade e infinita variedade de molhos possíveis. É fácil e rápido de fazer, mas nem por isso deixa de ter seus truques.

Toda embalagem de espaguete traz a informação de tempo de cozimento, ou seja, quantos minutos a massa vai ter de ficar na água fervente para ficar bom. Mas quando vir a informação de tantos minutos de “tempo de cozimento” (nas embalagens em italiano “cottura: x minuti”, saiba que normalmente aquilo é apenas uma promessa, e esse tempo normalmente vai ser maior que o estimado - normalmente bem maior. Então como saber quando o espaguete estará cozido?

Após alguns minutos de fervura em água e sal, durante os quais você deverá estar ao lado da panela, e não “ir fazer uma coisinha só no computador e encontrar alguma catástrofe quando voltar”, você perceberá que o espaguete mudou de cor, ficando com cara de cozido. Nesse momento, pressione cuidadosamente um fio da massa contra a parede da panela com a borda de uma colher. Se cortar o fio, estará bom, antes não. Eu gosto de experimentar um fiozinho de massa, para ver se perdeu o gosto de massa crua, mas isso é coisa minha. Aí o cozimento estará concluído, você poderá escorrer o espaguete e finalizar o prato como desejado.

O moral da história é não confiar muito nas informações fornecidas e tomar seus cuidados para verificar se aquilo é aquilo mesmo. É um trabalho a mais, mas para quem quer ter o prazer de fazer seu próprio espaguete direitinho, isso é certamente irrelevante. Todo mundo sabe que o “macarrão instantâneo” não é instantâneo coisa nenhuma e ninguém liga para isso. Vai lá e faz. Então, ao cozinheiro iniciante, fica aqui mais uma dica para a sua cozinha. Boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas