Pernil e batatas doces no forno

Se você mora sozinho ou é casado sem filhos e mora em apartamento, provavelmente paga sem consumir a cota mínima de gás encanado. Que tal aproveitar esse gás para fazer uma comidinha gostosa para toda a semana?

Tive essa ideia enquanto andava para cá e para lá no mercado. Gosto muito de batatas doces feitas no forno, mas elas demoram muito para ficarem bem cozidas. Aí lembrei da carne de porco, que também demora bastante para cozinhar bem. Fácil como somar 1 + 1 e lembrar que tenho duas grades no forno.

Comprei uma peça de 1 kg de pernil já temperado e umas cinco batatas doces médias, em um total de 3,5 kg. Além disso, você só vai precisar de duas formas para o forno e papel alumínio.

Retirei o pernil de sua embalagem e, apesar de ele já vir temperado, fiz alguns furos por toda a peça com uma faca e temperei a carne com o suco de meio limão. Embrulhei bem a peça em papel alumínio e a coloquei em uma forma. Escovei e lavei as batatas doces, as embrulhei bem em papel alumínio e as coloquei em outra forma. Coloquei as batatas na grade de baixo e o pernil na de cima. Aí fui fazer outra coisa por 2 horas e meia.

Passado todo esse tempo, abri o papel alumínio do pernil e deixei corar por uns vinte minutos. Depois de 20 minutos, virei a peça e a deixei corar do outro lado por mais 20 minutos. Cortando a peça em fatias, você verá que ela estará toda cozida, em um belo e consistente tom de rosa. Enfie um garfo nas batatas, para ver se estão bem cozidas; minha aposta é que estarão. Toda essa pode ser conservada em geladeira por até uma semana tranquilamente. Uma dica aqui é cortar toda a carne em fatias enquanto a peça ainda está quente, o que depois de um tempo de geladeira, fica bem mais difícil.

Bom, a ideia geral aqui foi dar mais uma contribuição à difícil economia doméstica de uma pessoa ou um casal, aproveitando energia já disponível para fazer algo para comer por alguns dias. Fique à vontade para experimentar outras carnes e outras receitas. Da próxima vez que fizer, tiro uma foto. Boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas