Boeuf Bourguignon, em minha versão

Essa foi uma receita que desenvolvi a partir do tradicional Boeuf Bourguignon francês. Como retirei alguns de seus elementos principais, como a cenoura e vinho, obviamente não posso mais utilizar essa designação de prato, que como patrimônio cultural da França, provavelmente é rigidamente controlada. Do tradicional, utilizo o músculo, uma carne que costuma ter ótimo sabor e bom preço (que são, temos que lembrar, dois fatores que dependem não de mim, mas de criadores e economistas). De qualquer maneira, para evitar problemas com os borgonheses, talvez passe a chamar meu prato “Boeuf Maurignon” (pronunciado em francês como, "Môrrinhôn").





O que vai:
- 1,5 kg de músculo, cortado em cubos
- 300 g de bacon, cortado em fatias
- 500 g de cebolinhas, descascadas
- 2 colheres de sopa de azeitonas verdes sem caroços, em fatias
- 1 talo de salsão
- 1 pimenta dedo-de-moça, picadinha, sem sementes
- A gosto: sal, alho, cominho, azeite, pimenta do reino
- Opcional: dois punhados de salsinha picada, para finalizar.

Para começar, deixo a carne marinando em uma mistura de alho picado, sal, pimenta do reino, cominho e azeite por algumas horas ou de um dia para outro. Não deixa de ser interessante essa coisa de deixar marinando a carne de um dia para o outro, porque muitas vezes você já tem algo pronto para comer assim que chegar no mercado. Pode rapidamente temperar a carne e deixar para fazer tudo o mais algumas horas depois, quando estiver descansado.

Coloco um litro e meio de água para esquentar. Em uma panela de pressão, frito o bacon cortado em fatias. Assim que frito, retiro as fatias da panela, enxugo-as com papel toalha e as reservo. Na gordura do bacon, selo os pedaços de músculo até ficarem bem dourados. Por causa do tamanho da panela, às vezes selo metade da carne, e depois incluo a outra metade.

Quando estiverem todos os pedaços de carne dourados, coloco a água quente na panela, o salsão e a pimenta dedo de moça. Tampo a panela e deixo lá cozinhando a carne por 1 hora após pegar pressão. Quando a carne estiver mole, essa parte estará terminada. O caldo estará bem apimentado, mas não se preocupe, que ainda tem mais.

Na panela, então, incluo as fatias de bacon, as azeitonas e as cebolinhas, e deixo lá cozinhando por uns 15 minutos. Basicamente estará bom quando o apimentado do caldo tiver desaparecido e as cebolinhas ainda não estiverem cozidas demais. Espalhe por cima a salsinha. Experimente para ver se está bom de sal e c’est ça. Se achar que deu muito, dá para congelar.

    Veja também: Comida de caldeirão

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas