Tapioca com ovo frito

Recebemos recentemente alguns quilos de polvilho de presente de Renilda, amiga da Vilma, enviados diretamente de Minas Gerais. Vi aí a oportunidade de dar início a um projeto há algum tempo acalentado, e para abreviar uma história que de outra maneira seria desnecessariamente longa, o que era para ser pão de queijo virou tapioca.

Bom, essa também foi uma boa oportunidade de despertar meu lado cultural brasilianista e aprender a antiga técnica indígena de transformar o polvilho em goma da tapioca. Como essa técnica dá algum trabalho - você pode encontrar algumas de suas diversas versões no YouTube - e, principalmente, como você pode comprar goma de tapioca já pronta facilmente no mercado, não irei detalhá-la aqui no momento.

Além de sempre recomendada em dietas e oferecer muitos outros benefícios à saúde, a tapioca é extremamente versátil em termos de recheio - que pode ser doce ou salgado. E como sói acontecer, versatilidade demais muitas vezes nos deixa confusos na hora de escolher uma opção. Vilma, por exemplo, gosta de rechear a sua com queijo branco levemente derretido no micro-ondas. Eu normalmente tempero a massa com orégano e uma pitada de sal e, às vezes, derreto um pouco de manteiga na panquequeira antes de colocar a massa e como sem recheio mesmo.

Como minha escolhida, entretanto, fiquei com a sugestão do mestre-cuca Marcos Cardoso, de rechear a tapioca com ovo frito, pois normalmente acordo com fome de manhã. Mas como sempre gosto de dar meu toque pessoal às receitas, me permiti incluir uma fatia de lombinho, criando uma espécie de versão fusion de tapioca com meus sanduíches anteriormente celebrizados neste blog. Abaixo, foto da tapioca antes de ser enrolada, para mostrar o recheio.


tapioca com ovo frito


Experimente, faça a sua e bom apetite!

    Veja também: O SEGREDO do sanduíche

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

  1. hhmmm nham nham nham... ótimo improvement hein Mauro, vou replicar em casa!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas