A trela de legumes

A primeira parte dessa postagem é uma dica, uma ideia que tive na saída do caixa do mercado ao embalar as compras dentro dos novos limites de sacolinhas plásticas. Em vez de colocar dois saquinhos de legumes ou frutas em uma sacolinha, amarrei as pontas dos dois saquinhos em um dos nós mais simples da arte do marinheiro, o “nó cego” - que é aquele que todo mundo faz instintivamente quando tem de amarrar duas pontas de corda - formando uma alça que permite carregar dois saquinhos de uma só vez, como na foto. Como sempre, necessidade, criatividade e problema resolvido. Dica dada. Mas tem mais.




Quando mostrei minha nova criação à Vilma, fiquei sabendo que essa amarração já foi conhecida no campo como trela, utilizada para arrumar a carga nos animais de carga (por isso usei na foto uma peça de inspiração colonial, caso não tenham percebido). Então mais uma vez não inventei nada de novo, mas talvez possa dizer que reinventei a trela.

    Veja também: Vai na bistunta

Não encontrei nos dicionários essa definição de trela, palavra utilizada desde tempos antigos como coleira de animais, de onde saiu o “dar trela”, deixar alguém mais livre para falar e o cachorro para correr. Mas como Vilma desde pequenininha sempre prestou muita atenção em tudo e tem ótima memória, é certeza que em algum cenário rural essa palavra foi usada desse jeito. Então, aos etimólogos de plantão, vão atrás e divirtam-se!

    Veja também: Truques e técnicas na cozinha


Comentários

Postagens mais visitadas