Churrasco de linguiças no forno

Churrasco no apartamento é uma arte que exige técnicas não muito ortodoxas.

Para evitar espirros de óleo e fumaça, uso o forno. Como churrasqueá-las no forno leva tempo, mais de 1 hora, normalmente faço um pouco mais de 1 kg por vez, normalmente na segunda grade do forno, quando faço frango assado.

Faço um corte longitudinal (no sentido do comprimento) em cada uma das linguiças, sem parti-las ao meio. Coloco-as em uma forma antiaderente e levo ao forno, na grade de cima, em intensidade alta (com a forma de frango na parte de baixo). Se quiser, forre a forma com papel alumínio, para protegê-la.

Em mais ou menos meia hora (depende do forno), secam em uma cor rosada e ficam firmes, fáceis de serem cortadas sem serem despedaçadas. Retiro a forma do forno e corto-as cada uma delas ao meio, seguindo o corte anterior. Devolvo todas à forma, com a face do corte para baixo, e a forma, ao forno.

Deixo-as no forno até perderem bastante gordura, o que leva uns 45 minutos (novamente, dependendo do forno). É só cuidar para não queimarem. Deixe a preguiça de lado e dê uma olhadinha de vez em quando. Recomendo usar uma luva térmica para proteger seus dedinhos. Após prontas, você pode retirar ainda um pouco mais de gordura, enxugando-as com algumas folhas de papel toalha. Melhora muito o resultado final e não leva muito tempo.

Você terá então um pequeno monte de linguiças para sanduíches, acompanhamento para arroz/feijão ou macarrão ou outros pratos que fizer durante a semana; até mesmo com o frango que fiz junto fica bom. Barato, delicioso e um coringa em potencial na cozinha até mesmo dos iniciantes.


Comentários

Postagens mais visitadas