Puchero light

Agora que você já tem grão-de-bico cozido e as linguiças assadas (Claro que você já as viu em minhas postagens anteriores, não é mesmo?), fica fácil montar um prato de puchero simples - que, claro, não é a receita tradicional. Mas eu gosto de pegar uma receita tradicional e usar só o conceito básico, o que ajuda a matar a saudade daquele sabor com facilidade na cozinha e menos custo no bolso.

Esse prato é um daqueles quentinhos que conforta a gente nesses frios dias de inverno. Imagine que você acabou de cozinhar o grão-de-bico e churrasquear as linguiças, como descrevi em postagens anteriores.

Agora, digamos que você tenha comprado uns 200 g de vagens. E que talvez já as tenha lavado e higienizado. E cortado em pedaços não muito pequenos, de uns 3 ou 4 cm.

Cebola, todo mundo tem em casa. Picar a metade de uma cebola em cubinhos é até bastante terapêutico. Se a cebola estava na geladeira. você nem vai chorar muito. Coisa de minutos.

Abobrinhas cortadas em tiras. Tomates descascados e cortados, sem sementes.

Para meu puchero básico, você vai cortar algumas linguiças em pedaços de aproximadamente 1 cm e colocá-las na panela do grão-de-bico, junto com as vagens e a cebola, abobrinhas e tomates. Ligue o fogo de novo. Tempere a gosto, o que pode levar pimenta-do-reino ou pimenta árabe, alho ou aquilo que sua intuição lhe indicar. Só se lembre que tempero é bom usar com moderação.

Em poucos minutos, você terá um caldeirão fumegante e borbulhante de comida leve, nutritiva e deliciosa, que levará calor e um aroma delicioso às suas noites de inverno sem muito trabalho. Quem sabe você até se anime a fazer a receita tradicional depois. Acompanha vinho e, opcionalmente, um arroz branco bem feito. Bon appétit!


Comentários

Postagens mais visitadas