Ricota com ovo - um bocado rápido

Um bocado rápido e gostoso, que inventei meio sem querer.



Nem todo mundo gosta de ricota, à qual pesa a desconfiança de ser comida de dieta. É um queijo sem gordura, que você mastiga, mastiga e continua difícil de engolir. Nem o calor da frigideira por fora nem a radiação do micro-ondas por dentro derrete aquilo.

Comprei - o preço é bem mais baixo que o dos outros queijos - e encarei o desafio.

Entre algumas experiências, que talvez conte depois, gostei dessa.

Corte uma fatia redonda de ricota de mais ou menos 1 centímetro de espessura. Esquente a frigideira, com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloque a fatia de ricota.

Deixe dourar de um lado, vire e espalhe sobre o lado de cima um pouco de sementes de gergelim, com uma pitada de sal. Não precisa se preocupar, a ricota não vai derreter.

Enquanto isso, frite um ovo no outro canto da frigideira, se possível sem quebrar a gema. Cobrir com uma tampa de panela ajuda a cozinhar tudo.

Frito o ovo, coloque por cima da fatia de ricota e pronto, é só comer. Se possível, com o lado da gema para baixo. Pode regar com um pouco mais de azeite. Se tiver à mão, pode cortar ao meio uns dois tomates cereja e colocar ao lado, temperados com sal e orégano.

O azeite e a gordura e gema do ovo vão deixar a ricota mais quentinha e suculenta, fazendo contraste com a casquinha formada pela chapa quente. Incrível.

Não é um prato que ganharia um Masterchef, por exemplo, mas pode salvá-lo em uma noite fria de consequentes fomes repentinas, com quase nenhum trabalho e custo.


Comentários

Postagens mais visitadas