Shakshuka improvisado no café da manhã

Já comentei por aqui que meus cafés da manhã às vezes são um pouco diferentes do convencional café com leite e pão com manteiga. Dessa vez, tentei um shakshuka, prato muito apreciado no Oriente Médio. Você pode encontrar muitas receitas de shakshuka na internet; na verdade, vai ficar com muita vontade de experimentar esse prato logo na primeira vez que vir uma de suas fotos.




A versão que fiz foi a mais próxima da israelense, porque apenas exigia o que eu já tinha em casa, molho de tomate (que havia preparado antes para uma outra receita) e ovos. Mas esse é um prato bastante versátil, com um pouco de pesquisa e imaginação você vai poder experimentar diversas combinações de legumes e outros alimentos.

Para o meu, foi só deixar uma boa porção de molho esquentar em minha famosa panelinha de 18 cm de diâmetro para porções individuais; após alguns minutos de fervura, com alguma redução do molho, simplesmente coloquei um ovo cru com a gema inteira (lembrem-se de quebrar o ovo em uma tigelinha antes, para verificar se está em boas condições) no meio do molho, tampar a panelinha e deixar alguns minutos. Bom, para falar a verdade, que a foto não mente, coloquei também dois pedacinhos de queijo para derreter. Só uma experiência.

Com o ovo (ou ovos, se quiser) devidamente cozido, é só desligar o fogo e comer. O acompanhamento de pão é sempre bem-vindo. E querem saber? Nem usei um prato, foi na panelinha mesmo. Delícia.

Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas