Óleo de gergelim

Minha mais nova experimentação na cozinha. Um amigo, sabedor de minhas habilidades pesquisatórias em situações complexas, trouxe a mim um frasco de óleo de gergelim que havia comprado. Muito foi, claro, devido ao grande apreço que ele tem pela minha pessoa. Mas acho que pesou também o fato de ter achado o gosto muito forte, não tendo a menor ideia do que fazer com aquilo depois que comprou. Bom, pedigree tinha. Extravirgem, extraído a frio.

O óleo de gergelim realmente tem um gosto marcante. Mas se você procurar na Internet, vai ver que oferece muitos benefícios. Na tradicional medicina ayurvédica indiana, é bastante utilizado também em diversos tratamentos. O que notei foi que além de forte, o óleo é denso e quente, o que o diferencia do azeite de oliva, suave e fresco.

Esse calor todo me fez pensar em utilizá-lo com queijos brancos, como o frescal. Para contrabalançar o sabor forte e quente, o que deu certo? Sal e uma espremidinha de limão por cima. Uma pitadinha de orégano não atrapalhou.

Então fica mais uma receita do instituto de pesquisa Receitas para Poucos: queijo branco temperado com óleo de gergelim, sal, orégano e limão. Sabor (que deu muito certo) e saúde (que espero que dê muito certo). E vamos para a próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas