Alho frito

Algo que gosto de usar às vezes é aquela poeirinha de alho que a gente espalha em cima do macarrão, brócolis ou carne. Em primeiro lugar, tenho de dizer que alho frito tem pronto para comprar – como já escrevi anteriormente, se no mercado tem pronto, o mais racional é comprar pronto e pronto. Mas digamos que você não tenha o alho frito em casa na hora em que for usar, que lhe baixe subitamente o espírito do “faça você mesmo”, ou que more sozinho e use alho frito muito de vez em quando. Aí precisa saber como fazer.

Para fazer alho frito, tem de descascar cada dente de alho e cortá-lo com a faca, fatiando primeiro e cortando essas fatias em pedacinhos bem pequenininhos depois. Quantos dentes de alho? Bom, aí vai depender do quanto você vai querer usar.

Coloque esses pedacinhos de alho em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e uma pitada de sal e frite-os em fogo bem baixo. Vá mexendo os pedacinhos de alho com uma colher de pau até ficarem dourados, não chegando ao marrom, porque alho queimado fica com gosto azedo. Vá também soltando os pedacinhos uns dos outros com a colher de pau caso grudem. Em bem pouco tempo fica pronto.

O essencial aqui é o trabalho de faca. Se você espremer os dentes de alho com o espremedor em vez de cortá-los em pedacinhos, vai conseguir uma maçaroca cheia de óleo na frigideira. Adivinhem como eu descobri isso e o que fiz depois com aquilo que sobrou. Mas a gente sempre paga algum preço para aprender as coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas