Cuidados com os ovos

Um dos cuidados que tenho ao comprar uma caixa de ovos é verificá-los todos, um a um, para não perder nenhum e não perder dinheiro. Nessa verificação, muitas vezes encontro trincas nas cascas dos ovos e até mesmo ovos quebrados. Tenho a impressão que suas cascas são atualmente mais finas do que as de outrora. Talvez a alimentação das galinhas tenha mudado; talvez seja só impressão mesmo.

O que faço então é escolher uma caixa de ovos razoavelmente boa e ir trocando os ovos comprometidos com os de outras caixas. Segundo os especialistas, não devemos usar um ovo que tenha até mesmo uma pequena trinca em sua casca, porque ele já estará irremediavelmente contaminado com uma bactéria chamada salmonela, que ingerida pode arruinar seu dia, ou vários deles.

Por algum tempo, pensei como essa bactéria é esperta e que boa visão tem, encontrando de longe uma pequena trinca no ovo para lá se instalar. E por muito tempo dei uma de amigo do Zorro. Aprendi recentemente em uma reportagem que a salmonela encontra seu caminho tão facilmente pelas quebras e trincas porque já ela está na superfície externa da casca desde que o ovo vê a luz do sol, acompanhando-o desde as profundezas da galinha e esperando pacientemente para entrar, ou invadir outros alimentos que por acaso estejam nas proximidades.

Por isso é importante lavar bem as mãos após manipular ovos, como faço ao escolhê-los no mercado, e após os termos guardado bem na geladeira, logo ao chegar em casa. Lavar os ovos retira sua proteção natural, então não é uma opção.  Por isso, temos também de tomar cuidado e lavar bem as mãos quando formos usá-los novamente, ao fazer uma omelete, por exemplo, senão podemos contaminar o presunto e queijo na sequência dos procedimentos - ah, e não se esqueça aqui de usar a tigelinha. Moral da história:  pôs as mãos nos ovos, lave-as bem depois.

Pensando bem, provavelmente seria uma boa ideia estender esses cuidados às caixas de ovos - acho até mesmo necessário que algum especialista se encarregue de pesquisar se a contaminação dos materiais das caixas de ovos por bactérias realmente é possível, pois esse material muitas vezes é reaproveitado em aulas infantis de artes e artesanatos. Alguém se habilita?

Comentários

Postagens mais visitadas