Caldo de peito de frango com curry

De vez em quando assisto um daqueles programas do Anthony Bourdain nos quais ele se delicia com cumbuquinhas asiáticas cheias de caldo apimentado quentinho. E claro que já tratei de imaginar como faria uma daquelas para mim - com o menor trabalho possível, é claro. Tendo tudo isso muito claro, lembrei-me do frango (muito apreciado na Ásia) desfiado (muito fácil de fazer). E mãos à obra.

Vai:
- 1 peito de frango ~1 kg cozido na panela de pressão e desfiado (como fazer? veja aqui)
- 6 a 8 tomates descascados e fatiados (pode deixar as sementes)
- 1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
- 1 cebola picada
- suco de 1 limão
- 2 (ou mais, por sua própria conta e risco) pimentas dedo de moça picadas, sem sementes
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 2 xícaras de salsinha picada
- 1 litro de caldo de legumes, mas se não tiver, vai água mesmo
- ao seu gosto: curry, pimenta-do-reino, cominho, orégano, azeite

Quando o frango estiver bem cozido e desfiado, tempere-o ainda quente com o limão, gengibre, curry, pimenta-do-reino e cominho. Misture tudo muito bem em uma vasilha e deixe de lado, para pegar sabor.

Enquanto isso, doure um dente de alho e a cebola picada, até ela ficar transparente. Junte os tomates, orégano, as pimentas dedo-de-moça picadas e deixe lá cozinhando. Inclua um pouco de caldo de legumes ou água quente, se necessário. O quanto vai demorar para ficar pronto vai depender de se você prefere cozinhar bastante o molho ou deixar algumas fatias de tomate meio inteiras. Aí vai de seu gosto.

Estando pronto o molho conforme seu gosto, junte o peito de frango desfiado, um pouco mais um pouco de caldo de legumes e misture bem. Quando começar a borbulhar, junte o leite de coco - use o caldo de legumes para não deixar secar muito a mistura. Espere uns dois ou três minutos, desligue o fogo e finalize com a salsinha. Você terá um caldão de frango quente e temperado; caprichando bem, com cumbuquinha, banquinho de madeira e chapéu de palha, pode até mesmo se sentir em uma barraquinha de rua do sudoeste asiático. Como sempre, foto, quando der.

    Veja também: Comida de caldeirão

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas