E na tigelinha o ovo derrancou

Bom, agora todo mundo já sabe que tem de quebrar o ovo na tigelinha antes de colocar na receita (lembram-se d’A tigelinha do ovo, não?). Tá bom, mas como você vai decidir lá na tigelinha se o ovo está bom ou não?

O que aqui vou lhe dizer é que nem sempre as coisas são como parecem. Nem sempre ao quebrar um ovo comprometido você vai ser sufocado por enxofre ardente ou agarrado pelos tentáculos de um kraken brincando de oitavo passageiro.

Muitas vezes, no dizer do povo antigo lá das fazendas, o ovo derranca. Derrancar é um verbo ao meu ver bastante simpático usado para dizer que um determinado alimento passou da validade, perdeu sabor, viço, textura e estragou. No meu caso, foi o que vi quando ao quebrar um ovo, a gema estourou e se misturou com a clara. Virou uma sopa lá na tigelinha.

Nessa hora, a gente fica em dúvida se apenas usou força demais para quebrar o ovo. E fica em dúvida se realmente há algo de errado. O cheiro não era bem de ovo fresco, mas também não chegava a assustar. A única coisa que vi de diferente foi uma certa espuma na ponta da parte de dentro da casca.

Bom, o negócio é se conformar, que esse aí já se foi. Ao lidarmos com ovos, na dúvida, não há dúvida. Descartando esse ovo, que convenhamos, não é algo tão caro assim, você garantirá sua saúde e suas receitas, evitando que algo mais derranque por aí.



    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas