9 motivos para curtir a cozinha

"Não há um gostar mais sincero do que gostar de comer" (George Bernard Shaw - minha tradução)

Tudo tem um motivo. Ou vários. Sabe por que eu gosto de aprender a cozinhar? Vou te dizer alguns porquês.

1. Economia

Cortar custos é necessidade tanto onde você trabalha quanto em casa. Isso porque cortar custos não é se privar de coisas. É fazer melhores escolhas para a sua vida. Se não tomar cuidado, você rapidamente estará gastando muito dinheiro em coisas não tão boas assim, quando poderia usar esse dinheiro para trazer mais benefícios à sua vida.

Sabendo cozinhar, você pode montar o seu cardápio de acordo com o que está em oferta no supermercado ou de acordo com os legumes e verduras da estação e ter ingredientes melhores a menores custos. É possível fazer pratos deliciosos com quase tudo. Cozinhar em casa pode ser como ter um segundo emprego. Só que em casa. E com outros benefícios mais.

2. Cheiro de comida

Imagine-se depois de um dia estressante, trânsito sufocante e calor infernal. Com fome. Exausto. Quase sem conseguir respirar.

Aí entra em sua casa e sente no rosto aquela sensação de tranquilidade. A possibilidade de um banho quente e reconfortante. E o cheiro de uma comida gostosa. Não tem nada igual. Comida cheira família.

Já ouvi por aí reclamações do cheiro de comida em casa. Desculpem-me, mas só reclama do cheiro de comida quem sempre teve desde pequeno e quer reclamar da mãe. Chegar em casa e sentir cheiro de desinfetante ou plástico dá solidão e uma tristeza infinita na alma.

3. Fome

Fome não tem hora. Sentir aquele ardor no estômago simplesmente pode acontecer de uma hora para outra. Ou de um minuto para outro. Você pode fazer algo muito bom em alguns minutos ou ter de esperar até meia hora para receber pelo delivery alguma coisa minimamente decente em uma caixinha de papelão. Que cheira a papelão. Se tiver sorte. E talvez bem caro. Talvez você acabe só tendo pipocas de micro-ondas para a sua noite. Isso é muito depressivo.

4. Comer o que quiser

Dinheiro traz felicidade se você souber onde encontrar a felicidade. Ter dinheiro na mão não significa que você vai comer o que tiver vontade na hora que quiser. Imagine aquela noite fria e chuvosa na qual você sente vontade de tomar aquela sopa de mandioquinha com espinafre e linguiça que sua avó fazia. Qual a probabilidade de você a encontrar em um delivery perto de você?

5. Diversão

Cozinhar pode ser divertido. Talvez não nas primeiras vezes. Mas nem sempre as primeiras vezes são as melhores. E talvez até se diverta muito rindo da gororoba que acabou de cometer.

6. Charme

Um bom cozinheiro é sempre charmoso. Faz seus encantos e encanta. E suas criações nunca são esquecidas. Uma boa comida faz milagres.

7. Conhecimento

Quando você começa a cozinhar, começa a perceber os melhores sabores e fazer as melhores escolhas. No restaurante por quilo, passa a criar pratos excepcionais com o que tem lá, a preços muito baixos. Em outros restaurantes, encontra as melhores escolhas no cardápio. E passa a escolher os melhores locais para comer.

8. Comida saudável

Cozinhando sua própria comida, você sabe o que está lá. Fora de casa, não dá para saber. Você sabe se no molho de tomate de seu prato tem aliche? Em casa, você sabe. Em casa, eu uso azeite de oliva em tudo. Fora? Duvido. E esses são apenas alguns exemplos.

9. Liberdade

Escolher o que comer. Escolher como fazer. Escolher quanto gastar. Escolher quanto comer. Escolher quando comer. E com quem comer. Cozinhando, a escolha é sua. É o caminho, a mágica e a liberdade do guerreiro-cozinheiro.


Intrépido cozinheiro



Comentários

Postagens mais visitadas