Cozinhar grão-de-bico

Para começarmos, grão-de-bico leva hífen sim, como boa palavra composta que designa espécie botânica que é.

Em segundo lugar, você pode comprar grão-de-bico já cozinhado, pronto em lata. Mas o que você mesmo faz provavelmente será melhor, e mais barato. A escolha é sua.

Grão-de-bico
Photo by Adam Bartoszewicz on Unsplash

Não dá tanto trabalho assim. Em primeiro lugar, coloque o conteúdo de um saquinho de meio quilo em uma bacia. Lave os grãos, escorra e depois coloque bastante água para cobrir e sobrar uns três ou quatro dedos por cima. Dissolva nessa água uma colherinha de sobremesa de bicarbonato de sódio. Esse é um belo truque para deixar o grão-de-bico mais leve. Deixe algumas horas. O grão-de-bico vai crescer bastante, de meio quilo vira muito mais.

Lave os grãos até retirar o bicarbonato, escorra-os e os coloque em uma panela de pressão, destampada. Cubra bem com água e leve a panela ao fogão, em fogo médio. Em alguns minutos, vai subir uma espuma. Com uma concha, retire toda a espuma. Espere mais um pouco, vai aparecer mais espuma, aí é só continuar retirando até ela acabar.

Coloque uma colherinha de sopa de sal grosso, tampe a panela e deixe uma meia hora ou quarenta minutos de fervura. Depois deixe esfriar a panela em um pouco de água corrente, abra e experimente os grãos com uma colher ou garfo. Deverão estar bons, bem macios. Se quiser, congele metade da porção, com um pouco de água da fervura. Aí é só aproveitar. Boas opções são o hommus ou uma salada de grão-de-bico com atum e alface. Bom apetite!


Comentários

Postagens mais visitadas