O caldo de frango salva-vidas

Vilma estava com febre intermitente e tosse seca constante, uma virose, segundo o médico, que em poucos dias iria melhorar. Bom, enquanto não melhorava, ia xarope, ia água de coco, ia chá de hortelã, para aliviar a garganta, que a tosse continuava a noite inteira. Foram 10 dias de tosse constante, dia e noite.

Até que ela se lembrou do caldo de galinha que sua mãe fazia quando estava doente. E pediu para eu fazer o meu caldo de frango. Duas tigelas, em dez minutos parou de tossir e a febre foi embora quase que totalmente.

Então vai a receita, que hoje em dia tenho escutado muito essa tosse por aí.

O que vai:

- ½ kg de pedaços de frango previamente grelhados
- 1 cebola cortada em fatias
- 2 dentes de alho amassados
- 2 garrafinhas de leite de coco
- 1 tomate descascado e sem sementes, cortado em pedacinhos
- 1 colher de sobremesa de molho forte de pimenta.
- 1 pedaço de gengibre cortado em tiras, sem casca
- Sal
- Água quente.

Eu havia feito sobrecoxas de frango (sem ossos) no forno. Separei mais ou menos ½ kg . Você pode comprar também um frango pronto no supermercado e separar ossos e pele, para ter os pedaços de frango prontos com rapidez e facilidade (uma de minhas dicas anteriores, mostrada em "Dica para o frango assado do supermercado").

Esquentei mais ou menos 1 copo de água na chaleira. Em uma frigideira, refoguei 1 cebola cortada em fatias no azeite, até as fatias ficarem transparentes. Juntei e refoguei o alho. Coloquei na frigideira os pedaços de frango e o tomate também. Reguei com um pouco de água quente e misturei um pouco.

Em alguns minutos, incluí o leite de coco, a pimenta e o gengibre. Misturei mais um pouco e deixei lá cozinhando. Esquentei mais 1 copo de água e fui regando o caldo aos poucos. Como a ideia aqui é você ter bastante caldo, e um caldo bastante cozido, continue colocando água quente e deixando cozinhar, sem deixar o caldo ficar aguado demais - eu perco um pouco a noção do tempo quando faço isso, mas imagino que meia hora baste para se ter um caldo bem cozido, forte e consistente. Como o frango cozido já tem sal, deixo para acertar o sal no final.

Bom, como disse, duas tigelas desse caldo bastaram. Missão cumprida.

    Veja também: Comida de caldeirão

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha


Comentários

Postagens mais visitadas