Honra ao mérito, contribuinte

Gostaria aqui de deixar à posteridade uma relíquia dos governos militares que encontrei entre os meus guardados: a medalha que ganhei nos meus tempos de menino na escola estadual – não lembro se isso foi no governo Médici ou Geisel, mas para os fins históricos dessa postagem, serve alguma data próxima do final do governo Geisel – e parem de ficar fazendo contas nos dedinhos para tentar descobrir a minha idade. Isso é muito feio.

Como vocês podem ver na foto, é uma medalha de honra ao mérito, que nem aquelas que ganhávamos quando pequenos em campeonatos nos quais não ganhávamos de ninguém. Seus dizeres são, de um lado: Honra ao Mérito” e “Programa Contribuinte do Futuro”; do outro, “Secretaria da Receita Federal”. Lembro-me que esse programa distribuía também uma revistinha em quadrinhos, cheia de rostinhos felizes, na qual os inocentes contribuintes do futuro aprendiam que os impostos existiam para que o governo pudesse oferecer os serviços públicos de que todos precisavam – ainda mais, com a justa condição de quem podia mais, pagava mais. E por aí ia.

Para falar a verdade, fiquei pensando por alguns dias em aproveitar essa medalha em alguma história relacionada à cozinha. Desisti por enquanto. Hoje em dia, medalha de honra ao mérito do programa contribuinte do futuro fica sendo piada pronta, e obviamente fico constrangido na presença de obviedades.

Fica o consolo de apesar de pagarmos todos os mesmos enormes impostos, eu tenho a medalhinha, vocês não têm. Mas como sou uma pessoa legal, além de disponibilizar essa foto, acho que vou mandar fazer réplicas para distribuir aos amigos. Talvez faça um molde de medalhinhas de chocolate, para deixar a postagem mais com a cara de um blog de cozinha. E também para registrar o feito para a posteridade -  como diz o filósofo, quem esquece a história, corre o risco de tirar nota zero em história.

Comentários

Postagens mais visitadas