Peito de frango desfiado

O peito de frango é uma alternativa à carne moída na lasanha ou carnes diversas em diferentes pratos, com potencial de ingrediente para futuras criatividades. É de preparação razoavelmente rápida e não demanda muito a sua atenção. E barato. O peito de frango com osso e pele é mais barato, mas dependendo do preço e da quantidade de pele, pode ser vantajoso comprar o peito sem pele. Comparar o que tem disponível no frigorífico do mercado é uma boa oportunidade para desenvolver suas habilidades de decisão baseadas na pura intuição. Tudo isso considerado, procuro comprar um peito que tenha mais ou menos um quilo.

A preparação é simples. O primeiro passo é usar uma faca para retirar a pele, senão o gosto fica forte demais. Tiro também algumas gorduras que venham a parecer suspeitas. Em seguida, faço alguns cortes paralelos na carne. Coloco o peito (do frango) na panela de pressão, submerso em uns dois dedos de água filtrada, e incluo sal ou aquele tempero pronto de sal temperado com alho e um pouco de vinagre.

Deixo uns trinta minutos de fervura – isso é, trinta minutos contados a partir do momento em que a panela de pressão começa a apitar. Esse cozimento deixa a carne do peito macia, fácil de desfiar, e descolada do osso; claro que se a carne ainda estiver dura, você pode cozinhá-la mais um pouco de tempo na pressão. Tiro o frango da panela - algumas pessoas gostam de aproveitar a água com gordura de frango em coxinhas e outros pratos; para mim, o gosto fica forte demais, então despejo fora essa água. Deixo esfriar um pouco, e vou desfiando a carne do peito com os dedos, jogando fora todos os ossos que encontrar pelo caminho.

Em seguida, douro um dente de alho em azeite em uma frigideira ou panela grande. Incluo duas cebolas pequenas fatiadas, uma folha de louro em pedacinhos e vou desfiando ainda mais a carne do peito do frango com os dedos para dentro dessa panela. Deixo fritar; se ficar seco demais, coloco um pouco mais de água filtrada. Um pouquinho de azeite. para dar gosto e dourar um pouquinho mais o frango. Espremo um limão, que é muito importante para tirar o gosto da gordura do frango. No final, coloco uma colher de sopa de manteiga e acerto o sal. Como vocês podem imaginar, é um prato que você vai vendo o que acontece e acertando os ingredientes. Coisa de tia Nastácia.

Se quiser, pode colocar uns dois punhados de salsinha no final. É um prato fácil de fazer, saudável e de ótimo custo-benefício.


Peito de frango
Peito de frango para todos os gostos
Photo by Nadine Primeau on Unsplash



    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas