Sopa light de mandioquinha com espinafre

Sopa de mandioquinha é algo fácil de fazer. E as mandioquinhas, fáceis de serem escolhidas. É só pegar as que parecem mais novinhas e mais bonitinhas. Instintivo.

Vai 1kg de mandioquinhas, meio maço de salsinha picada (você pode comprar salsinha já picada no supermercado), 1 tablete de caldo de galinha, 1 dente de alho, uns dois litros de água filtrada, sal a gosto e algumas tiras cortadas de espinafre, daquelas que já usei em minhas receitas com espinafre. Não é muita coisa. Você vai usar também uma panela de pressão, um descascador de legumes e um espremedor de alho, além de uma concha e a faca de cozinha, é claro.

Descasque 1 kg de mandioquinhas. Usando o descascador, não dá muito trabalho. Corte as mandioquinhas em rodelas de mais ou menos 1,5 cm. Em sua panela de pressão, esmague um dente de alho pequeno, usando um espremedor de alho. Refogue o alho em azeite, até dourar, mas sem queimar. Em seguida, coloque na panela as rodelas de mandioquinha, junto com o tablete de caldo de galinha e água filtrada (pode ser fria) suficiente para cobrir a mandioquinha com dois dedos d’água.

Feche a panela e deixe cozinhar na pressão, com uns 15 minutos de fervura. Isso significa 15 minutos contados a partir do momento que a panela começar a apitar vapor. Passados todos esses minutos, as mandioquinhas estarão desmanchadas, mas alguns pedaços ainda restarão inteiros. Algumas pessoas gostam nesse ponto de fazer um creme, batendo as mandioquinhas cozidas no liquidificador e incluir creme de leite. Mas prefiro deixar os pedaços de mandioquinha um pouco inteiros e esquecer do creme de leite, até mesmo para justificar o “light” do título.

Vamos só mexer o cozido um pouco com uma concha e deixá-lo mais alguns minutos cozinhando na panela sem a tampa, para engrossar o caldo. Quando estiver de seu gosto, coloque toda a salsinha picada e mexa mais um pouco. Coloque sal a gosto, sempre experimentando para não abusar do sal, pois, como já preveni, acertar o sal é mais difícil que jogar 21.

Bom, nesse ponto, sua sopa light de mandioquinha já estará pronta. O toque diferente será colocar primeiro no prato as tiras cruas de espinafre para depois colocar a sopa por cima. O espinafre cozinhará apenas por alguns minutos no calor da sopa, mantendo sua crocância e suas muitas propriedades nutritivas, que, aliás, vão muito bem com a vitamina C presente na salsinha - umas gotas de molho de pimenta também irão muito bem aqui. Voilá. Coloco foto quando der.

    Veja mais: Vegetarianas e veganas

    Veja mais: 9 motivos para curtir a cozinha


Comentários

Postagens mais visitadas