Mostarda refogada

No restaurante por quilo, com os colegas da empresa:

_ Como se chamam esses tubinhos verdes que você estava comendo?
_ Vagem.
Bom, era vagem holandesa, mais fininha que a comum. Não estranhei a pergunta.
_ E como se chama aquele tubo verde com chapeuzinho?
_ Quiabo.

Nessa época de pratos prontos congelados, tem muita gente que acha que aquela área cheia de mato no meio do supermercado é paisagismo ou jardinagem. Mas fiquem vocês sabendo que há muita coisa lá que se pode comer, com pouco trabalho.

Como por exemplo, a mostarda - não, não é aquele tubo plástico amarelo, e nem o saquinho de tempero do fast food. Você as reconhecerá na seção de verduras por ser um maço de folhas verdes embrulhado em um saquinho plástico que diz em seu rótulo: “Mostarda”.

Como ocorre em todas as folhas, é importante lavar e higienizar bem (veja aqui) a mostarda. Depois pegue uma faca e pique ou fatie as folhas. Refogue um dente de alho esmagado em um fio de azeite até dourar, colocar as folhas de mostarda fatiadas ou picadas, e deixá-las refogar um pouco. Pode colocar muita folha, porque elas murcham com a refoga e o volume final é bastante reduzido. Não precisa colocar água. Então é só acertar o sal (cuidado) e fica bem gostoso, com um sabor um pouco picante.

Então vá lá, tome coragem. Encare isso como uma espécie de treinamento light de sobrevivência na selva, e aventure-se! E se quiser saber como fazer o quiabo sem baba, veja aqui.

    Veja mais: Vegetarianas e veganas

Comentários

Postagens mais visitadas