Higienização. Chato, né?

Antigamente, éramos crianças que brincávamos na rua e em terrenos baldios. Nos sujávamos muito, mas não dávamos muita bola para isso. Eu, assim como muita gente dessa época, sempre considerei a limpeza total algo pequeno-burguês e pretensioso demais. Entretanto, parece que as coisas mudaram. Hoje em dia, temos toxinas e superbactérias, que talvez interajam entre si para criar superultrabactérias ou superultratoxinas, ou algo assim. Sem falar nos vírus (você já viu alguém tossindo em cima de uma barraca de frutas? Eu já.). O que talvez seja demais para os nossos mecanismos de proteção tradicionais, criados a arroz, feijão, salada e carne. Mudanças abruptas no ambiente requerem atenção especial.
Como este é um blog mais dedicado ao savoir faire daqueles que não savoir lá muito bem como faire e que não costumam ficar assistindo programas de culinária, considero importante chamar a atenção para a higienização, o que tentei fazer um tanto canhestramente em uma postagem anterior. É uma parte um pouco trabalhosa e não criativa, mas essencial.
Lavamos os legumes ou frutas com a esponjinha, para retirar sujeiras grossas. Em seguida, imergimo-los em um recipiente com uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água por pelo menos dez minutos, para eliminar os micro-organismos. Depois voltamos a lavá-los em água corrente, novamente com a esponjinha, para retirar qualquer resquício de cloro ou outras sujeiras. Pronto. Isso vale inclusive para o que você for descascar. Tem gente que gosta de fazer essa higienização assim que chega do mercado, mas já ouvi dizer que o melhor é fazê-la só quando for usar esses alimentos; se você os lavar para depois guardá-los na geladeira, eles perdem alguma camada protetora da casca e têm sua vida de armazenagem reduzida. Vou pesquisar mais sobre isso.
Tenho a dizer que fiquei muito satisfeito em aprender essa técnica. Pensava inicialmente que os legumes e frutas fossem murchar ou ficar com cheiro de cloro. Bobagem. Suas cores ficam mais vivas e eles recuperam o frescor no cheiro, como ficamos depois de um belo banho. Vale muito a pena. Ademais, como você já teve um trabalhão para conquistar admiradores com seus dotes culinários, talvez seja uma boa ideia cuidar para que eles continuem vivos e saudáveis. Ou por acaso você pensou que cozinha era só dar show?

Comentários

Postagens mais visitadas