Sardinhas ao forno - dê a elas uma chance também

Sardinhas não estão no topo das opções de prato do dia; já ouvi dizer que há um certo preconceito contra elas por serem consideradas um peixe "pobre". Realmente, são vendidas a um preço baixo, têm espinhas e um cheiro forte. Mas tudo considerado, azar de quem sofre desse preconceito.

Sardinhas são muito fáceis de serem feitas no forno. Compre sardinhas limpas (uma bandejinha de 1/2 kg tem umas 10 sardinhas), tempere-as com a mistura clássica de sal, limão e pimenta do reino e leve-as ao forno, em uma forma antiaderente, untada com azeite.

Eu gosto de deixá-las no forno até quase estorricarem, por uns 50 minutos, pois a carne fica mais firme e solta das espinhas, que também ficam quebradiças. Feitas no forno, não deixam tanto sua casa com cheiro de peixe, mas você por garantia pode usar minha "mágica de Natal" para manter sua casa perfumada.

Quando bem cozidas, tempere-as com um pouco mais de sal, limão e azeite (também vão muito bem com o molho de tahine). Sardinhas têm mais ômega 3 que outros peixes de melhor renome, além de terem um indiscutível sabor de férias na praia, sendo uma ótima companhia para uma bela caipirinha.

Como sempre digo, melhor que isso, só dois disso.

Comentários

Postagens mais visitadas