Espaguete no molho de tomate

"Tudo o que você está vendo aqui, eu devo ao espaguete" ( Sophia Loren )

Uma de minhas mais novas técnicas inovadoras, que talvez provoque a ira de todas as mammas desde a Itália até o Bexiga, mas facilita bastante a vida de quem gosta de um bom espaguete com molho natural de tomates.

Espaguete cozido no molho de tomates

Isso porque, como já comentei, uma vez que você tenha provado o molho feito em casa, não quer mais saber do molho pronto. E a isso se junta minha recente mudança ao espaguete integral e a minha incansável missão neste blog de tentar facilitar a vida dos ousados que se atrevem a fazer sua própria comida em casa.

No que consiste essa técnica? Cozinhar o espaguete no próprio molho de tomates. 😱

O molho:

- Descasque e pique 5 tomates. Deixe a polpa.
- Esquente 1 litro de água.
- Descasque e fatie 1 cebola. Coloque em uma panela grande e refogue em 1 fio de azeite.
- Com as fatias da cebola translúcidas, coloque 1 colherinha de alho moído, regado em um pouquinho de azeite e 1 pitada de sal (uso sal grosso).
- Dourado o alho, coloque o tomate picado na panela. Mexa, junte uma pitada de orégano e uma folha de louro. Mais uma boa pitada de sal grosso. Uma pitada de açúcar, para diminuir a acidez.
- Costumo também colocar 1 colherinha de molho de pimenta, que realça o sabor dos tomates sem deixar o molho de tomates ardido.
- Coloque na panela o restante da água quente e deixe em fogo médio.
- Coloque mais ½ litro de água para esquentar.

Estando pronto o molho:

- Assim que os pedaços de tomate estiverem bem cozidos a seu gosto, coloque mais água quente, o suficiente para cozinhar o espaguete, e um pouco mais de sal. 
- Assim que a água estiver bem quente, mergulhamos no molho de tomates ½ maço de espaguete integral.
- Após uns 10 minutos, vá testando os fios de espaguete, para ver se estão bem cozidos e sem gosto de massa crua. 
- Quando achar que estão bem cozidos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe a massa absorver o molho tranquilamente.

Essa técnica rende um espaguete bem gostoso e soltinho, economiza trabalho, água e gás. Espero, então, que as mammas me perdoem - embora algo em mim me diga para eu não ter muitas esperanças...

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas