Hortelã-pimenta e ciumenta

Um dia parei em um quiosque e comprei uma muda de hortelã-pimenta, com a ideia de sempre ter hortelã fresquinha para chás e receitas. A gente tem de vez em quando essa vontade de ter uma horta no apartamento, mesmo sem saber direito como fazer. 

Bom, no outro dia peguei meu vaporizador e fui molhar as folhas de outra planta que estava perto da hortelã. Em alguns segundos, senti um cheiro forte de menta, mas não dei muita bola. Molhei as folhas da hortelã também e dei minha tarefa por encerrada.

E no dia seguinte estava lá eu de novo na cozinha. Comecei a higienizar folhas de alface para uma salada e senti de repente o mesmo intenso odor de menta. Muito estranho. Foi como se a muda de hortelã estivesse chamando minha atenção, querendo água também.


Hortelã-pimenta
Hortelã-pimenta

Lembrei-me das teorias de que as plantas se comunicam entre si e com os animais, por raízes e fungos no solo, por substâncias voláteis no ar, e tive de imediato a certeza de que a tal da hortelã-pimenta tentava chamar minha atenção sempre que percebia que outra planta estava recebendo água e ela não.

Na dúvida, passei a dar-lhe atenção antes de qualquer outra, para evitar qualquer problema. Até que chegou um dia em que ela simplesmente secou e não mais voltou ao normal, como uma namorada geniosa e ciumenta.

E a horta ficou para outra ocasião, quando eu tiver mais paciência e sabedoria.

Comentários

Postagens mais visitadas