Churrasco com queijo – o sanduíche

O famoso churrasquinho com queijo é, em minha opinião, um dos melhores sanduíches de bar e muitíssimo adequado para um daqueles “dias do sanduíche”, que descrevi anteriormente. Um de seus pontos fracos, entretanto, é que às vezes a carne se recusa a ceder facilmente às nossas mordidas e quer sair inteira do pão logo nos primeiros bocados, o que afeta bastante a performance global do sanduíche (conceito que acabei de inventar, que mede o grau de contentamento que uma comida oferece ao comilão, do início ao fim). A saída que encontrei para evitar essa catástrofe foi cortar o bife em tiras.

Escolha um pão francês bem fresquinho e crocante e o corte no meio (de uma ponta a outra do pão, claro). Separe um bife de contrafilé de mais ou menos um centímetro de espessura, fatie finamente meia cebola média, corte uma tora de queijo prato mais ou menos do tamanho do bife em tiras de um centímetro e coloque um fio de azeite para esquentar em uma frigideira.

Quando o azeite estiver bem quente, frite bem o bife dos dois lados, para selar bem a carne. Isso feito, retire o bife da frigideira, corte-o em tiras de aproximadamente um centímetro e o coloque de volta na frigideira.

Deixe fritar mais um pouco e então junte as fatias de cebola e as tiras de queijo. Vá misturando tudo com uma espátula. Quando o queijo estiver bem derretido e cobrindo bem toda a carne e as cebolas, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco, para evitar que o queijo escorra pela sua mão quando você for morder o sanduíche. Aí é só pegar a espátula, juntar tudo, colocar a mistura sobre uma das metades do pão e cobrir com a outra.

Dependendo do tamanho do bife, dá para rechear até dois sanduíches. Cortar o sanduíche em duas metades, dessa vez de um lado a outro, facilita comer e deixa o prato mais cheiroso e atraente. O sanduíche fica saboroso, crocante e suculento – as características ideais e essenciais de um bom sanduíche quente.

O problema de falar de sanduíche é que dá de imediato a maior fome. Acho que é a lembrança do crocante do pão seguido pela maciez do recheio quentinho e o gosto do tempero que se espalha e escorre por toda a boca, em um volume que satisfaz os mais gulosos. Então se por acaso essa receita tiver lhe deixado com uma vontade repentina de se lambuzar com um sanduíche enorme, console-se, que a mim também.

    Veja também: O SEGREDO do sanduíche

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas