O sensacional descascador de legumes

Às vezes me lembro daqueles filmes antigos, nos quais um soldado recebia como castigo a tarefa de descascar uma montanha de batatas na cozinha. Dava três ou quatro cortes retos na batata e a jogava para trás em um monte. Mais desperdiçava do que descascava. Não que eu esteja aqui criticando os métodos do poderoso exército americano, mas com o descascador, fica mais fácil retirar lascas finas da casca, aproveitar bem o alimento e terminar o trabalho rapidamente. 

Aliás, o descascador de legumes é mais uma das tecnologias criadas na guerra que beneficiaram a sociedade. A história diz que o descascador foi inventado pelo suíço Alfred Neweczerzal, que, em serviço militar durante Segunda Guerra Mundial, tinha dificuldade para descascar batatas. Falta de habilidade com a faca? Não sei. Por que não faz parte do canivete suíço? Também não sei.


Descascadores de lâmina fixa, australiano e Y (Wikipédia)

Mas de qualquer forma, é um dos acessórios de melhor relação custo-benefício da cozinha, que salvou a fome de milhões. Além de descascar, pode ser usado também para ralar uma cenoura em lâminas finas, por exemplo, para uma salada, ou retirar pequenos defeitos dos vegetais. É fácil de lavar também. Além disso, em caso de dano irreparável, comprar outro não é tão difícil assim.




Comentários

Postagens mais visitadas