O gerenciamento do entusiasmo

Quando você começa a cozinhar alguma coisa, tem de ir até o fim. E quando há um grande número de passos a serem seguidos, temos de controlar a energia e o tempo, para não desanimarmos no meio do caminho. Se você gasta muita energia no começo ou começa a dispersar sua atenção, começa a ficar cansado e fazer tudo errado. 

Então é importante não se deixar ser interrompido por coisas sem importância ou pessoas, concentrar-se no que é importante e não perder o foco, deixar de lado por um momento o computador e ignorar o telefone.

O planejamento é necessário para não fazermos nada errado, para não termos picos de stress e vales de desânimo no meio do caminho. Planejar para não deixarmos surgir emergências desnecessárias, como começar a procurar um acessório ou ingrediente justamente na hora de usar, ou evitar deixar coisas em locais de risco. 

Planejar antecipadamente - o "mise en place"
Photo by Rudy Issa on Unsplash

Pequenos obstáculos podem desgastar e diminuir o entusiasmo, mas vencer pequenos obstáculos no meio do caminho pode aumentar a confiança no resultado final, então é bom ter alternativas para resolver qualquer imprevisto. Além de outras coisas que não me ocorrem no momento.

Bom, por outro lado, consegui chegar à postagem de número 100, o que obviamente deve querer dizer alguma coisa. Quando comecei com o blog, não sabia no que daria, se iria apenas escrever algumas histórias e depois sofrer da falta de inspiração ou da falta de tempo. Trabalhei bastante nesse período e ainda tive tempo de sobra para continuar cozinhando e escrevendo. 

Considerando tudo, pode ter sido pura questão de sorte e coincidência, o que também sempre ajuda. Gerenciar o entusiasmo nas aventuras da cozinha vem da necessidade de comer e da vontade de aprender; no blog a coisa parece acontecer justamente porque não há obrigação alguma. Caminhos diferentes, motivações diferentes, entusiasmos diferentes.


Comentários

Postagens mais visitadas