O pesto de hortelã

Uma das primeiras coisas que aprendi a fazer em uma cozinha. A receita é parecida com a do pesto italiano, mas em vez de manjericão, vai hortelã. Fica bem como entrada em uma tarde de sábado, comido com torradinhas para acompanhar a cerveja. Já me sugeriram usar como molho de macarrão, mas o gosto da hortelã não combina com o macarrão – sim, claro que já tentei.

Para uma tigelinha dessa mutação de pesto, vai meio maço de hortelã. Lave o meio maço de hortelã e o deixe secar bem. Com uma faca bem amolada, corte fora os talos da hortelã e junte as folhas em uma trouxinha. Corte as folhas bem fininhas e depois corte essas fatias de hortelã várias vezes, até as folhas virarem umas três colheres de sopa de quase um pozinho de hortelã.

Dá trabalho, pois esse corte tem de ser na faca mesmo, não se pode usar um processador para isso. Aliás, aprendi a fazer essa receita porque me viram pela cozinha não fazendo nada e logo me passaram essa complicada tarefa. Iniciante é para essas coisas mesmo. Mas é algo que dá para fazer enquanto se conversa com os amigos - sem deixar de tomar cuidado com os dedinhos.

Coloque esse montinho de hortelã em pó em uma tigelinha, junto com um dente de alho espremido. Vá colocando azeite e mexendo, até virar uma pasta mole, então coloque sal a gosto. Meu toque pessoal aqui foi juntar umas nozes picadinhas. Uma entradinha de baixo custo, gostosa e diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas