Diferença entre exatidão e precisão no pé do fogão

Caso um dia você queira saber a diferença entre exatidão e precisão em metrologia - a ciência que estuda as medições - encontrará na Internet uma ótima explicação, ilustrada por alvos crivados de flechas. Mas um dia aqui cozinhando, veio a mim a ideia de explicar a diferença entre esses conceitos de um jeito diferente, que nem sempre explicar de uma mesma maneira funciona para toda a gente.

Um dia, percebi que o relógio de meu celular e o relógio digital de meu fogão discordavam em alguns minutos, embora eu tivesse acertado o relógio do fogão conforme meu celular alguns dias antes. O que acontece é que o relógio de meu celular tem uma precisão maior do que o de meu fogão.

Se um dia eu marcar meio-dia nos dois, ao final das 168 exatas horas dessa semana, o mostrador do celular estará marcando meio-dia. Meu forno, que tem coisas muito mais importantes para fazer do que mostrar a hora - ao contrário de meu celular, cuja função básica é mostrar a hora e me despertar de manhã - estará marcando meio-dia e um minuto ou dois, ou até mesmo três - ou um, dois ou três minutos antes do meio-dia. Ou poderá estar até mesmo mostrando o tal do meio-dia, dependendo de fatores para os quais ainda não tenho com certeza uma explicação.

Mas toda essa precisão de meu celular não nos dá certeza de que ele estará marcando a hora com exatidão. Exatidão quer dizer “o quanto aquilo está certo”. Por mais que sua alta tecnologia o torne um aparelho de alta precisão, meu celular ainda dependerá de mim para poder apresentar a hora certa. Se por algum motivo eu tiver ajustado meio-dia às 11:59h ou 12:01h, ele estará inexoravelmente preso à sua alta precisão e terá sua exatidão irremediavelmente comprometida, mostrando regularmente a hora errada por toda a eternidade - embora isso possa ser até visto como uma vantagem por aquelas pessoas que acertam o relógio com antecedência de 5 ou 10 minutos para não chegarem atrasadas aos seus compromissos ou, pelo menos, para reduzirem seus atrasos.

Dessa forma, meu celular sempre terá sua precisão como virtude reconhecida, esteja sua indicação exata ou não, enquanto ninguém confiará na marcação de um fogão, pois nunca saberemos se há em sua inconstância alguma exatidão.


    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

  1. Ja diziam que o homem com um relógio sempre sabe que horas são. Já o homem com dois relógios nunca tem certeza. Otimo post. Abraço, Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo e interessante esse post!
    Faz sentido mesmo a relação que você apresentou aqui.

    Abraço!
    Renato

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas