Shimeji salteado no azeite

Shimeji são pequenos cogumelos brancos, atualmente encontrados facilmente nos mercados. Normalmente, esses cogumelos são refogados em manteiga - na Internet você vai encontrar dezenas dessas receitas. Para mim, essa refoga deixa o sabor do prato demais puxado para a manteiga, encobrindo o sabor e o cheiro suaves dos cogumelinhos.

Em defesa dos pequeninos, venho aqui propor uma alternativa que considero destacar melhor toda essa suavidade. A simples refoga em azeite - o que se chama por aí de “saltear”. Veja como fica, na foto abaixo.

shimeji no azeite


São poucos ingredientes, a maior parte deles de longo prazo de validade, que você poderá comprar e guardar para quando quiser repetir essa receita:

- 400g de shimeji (duas bandeijinhas)
- Uns jatos de saquê culinário
- Uns jatos de shoyu
- Metade de um limão
- Azeite para refogar
- Sal a gosto

A parte mais complicada aqui é limpar o shimeji, que não fica bom se for imerso em água. O melhor método que encontrei foi ir limpando com uma toalha de papel à medida que os vou despetalando e cortando fora os talos mais duros. Demora um pouco, mas nada absurdo.

Coloque em fogo alto uma frigideira com uns fios de azeite. Quando estiver bem quente, coloque todo o shimeji despetalado. Regue com o saquê e o shoyu, mas não exagere. Regue também com o suco de limão. Se achar necessário para o cozimento, pode colocar um pouco de água quente.

Em poucos minutos de cozimento, o prato estará pronto - você pode ir experimentando os cogumelinhos para ver se a textura e sabor estão de seu agrado. Lembre-se que o shoyu já é salgado, então cuidado com o sal. Talvez nem precise. Se você fizer muita questão do sabor de manteiga no shimeji, pode colocar ao final um pedacinho bem pequeno de manteiga, que já será o suficiente. Essa receita é uma ótima oportunidade para você treinar a arte de temperar sem exagero e equilibrar sabores.

Dessa forma, em poucos minutos você terá um prato leve e de ótimo sabor, que pode muito bem acompanhar um filé grelhado ou espaguete. Bon appetit!

    Veja mais: Vegetarianas e veganas

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha


Comentários

Postagens mais visitadas