Quibe vegetariano


Ficou mais gostoso que a versão com carne moída, na minha humilde opinião. Coloquei alguns itens como opcionais; dessa forma você pode começar com a receita básica e ir aprimorando-a à medida que se sentir mais confortável com a receita base.





O que vai:

- 250 ou 300 gramas de trigo para quibe, também conhecido como triguilho
- 2 xícaras de água fervente
- 4 berinjelas médias
- 1 cebola roxa média bem picada
- suco de 1/2 a 1 limão médio (coloque aos poucos e vá experimentando o gosto)
- 1 copo de iogurte, sem soro ou molho de tahine (opcional)
- castanha do pará quebrada (opcional)
- salsinha (opcional)
- A gosto: pimenta síria, sal, azeite

Corte as berinjelas no meio, no sentido longitudinal, e as coloque no forno por mais ou menos uma hora e meia, até o miolo ficar bem mole. Coloque o triguilho em uma tigela e o umedeça com a água fervente, usando uma colher para molhar o trigo por igual. Deixe quieto por uns 30 minutos. Durante esse tempo, pique a cebola bem fininha e quebre as castanhas na faca.

Quando as berinjelas estiverem cozidas, retire-as do forno e utilize um garfo para separar o conteúdo da casca. Você pode usar o garfo para amassar as berinjelas e conseguir um purê de berinjelas mais grosseiro, com mais fibras, ou um mixer, para deixá-lo mais macio e consistente. O método tradicional, pelo qual as berinjelas são queimadas uma a uma sobre uma boca de fogão, é legal e bem mais rápido, mas suja todo o fogão. E aqui a gente não quer trabalho.

Na tigela do triguilho, junte o purê das berinjelas, a cebola e as castanhas e os temperos, além dos opcionais desejados. Misture bem com as mãos, experimente o tempero e, quando ficar contente, espalhe o quibe cru resultante em uma forma refratária ou de metal, untada com azeite. Coloque também um pouco de azeite por cima do quibe e leve ao forno por uma hora, mais ou menos.

Pronto. Ótimo, fácil e econômico.

    Veja mais: Vegetarianas e veganas



Comentários

Postagens mais visitadas