Ratatouille - uma versão mais simples






Tenho de reconhecer que minha receita de ratatouille aqui publicada anteriormente ficou um pouco trabalhosa, por conta da montagem de toda a arte envolvida, o que potencialmente poderia afastar cozinheiros iniciantes de um prato muito bom.

E em um súbito lampejo de consciência, percebi que havia me desviado para o lado negro da Força, deixando o encanto pelas minhas recém-adquiridas habilidades distanciar-me do real objetivo do blog, que é incentivar solteiros e casais a cozinharem, para comerem bem sem gastar muito.

Vamos então a uma versão mais simples, que ainda dá tempo para tentar me redimir:


ratatouille


O que vai:

- 1 berinjela grande, ou duas ou três pequenas, cortadas em tiras longas;
- 2 abobrinhas médias, ou 3 pequenas, cortadas em tiras longas;
- ½ cebola roxa, fatiada
- 1 pimenta dedo-de-moça, picadinha sem sementes (opcional)
- 2 colheres de sopa de salsinha picada (opcional)
- 2 ou 3 colheres de azeitonas verdes sem caroço, fatiadas
- 1 cebola comum, fatiada
- 1 pouco de alho espremido
- a gosto: azeite, sal, pimenta do reino, vinagre balsâmico


Preparação:

Coloco as tiras de berinjela em um escorredor de macarrão e polvilho sal por cima. Misturo as tiras, coloco mais um pouco de sal e deixo lá por uns 20 minutos escorrendo, para tirar o sabor amargo. Uso esse tempo para descascar e cortar os outros ingredientes.

Em uma panela média, refogo a cebola comum em um fio de azeite. Quando estiverem as fatias douradas, refogo o alho até ficar também dourado. Então tiro todas as fatias de berinjela do escorredor, sem lavar o sal delas mesmo, e as coloco na panela. Vão para lá também as fatias de azeitona e pimenta. Tempero com azeite e vinagre balsâmico e deixo cozinhar até as tiras de berinjela amolecerem um pouco.

Amolecida a berinjela, coloco as tiras de abobrinha e as fatias de cebola roxa. Misturo, verifico o sal e os temperos e tampo a panela. Como prefiro deixar as abobrinhas um pouco crocantes, em pouco tempo fica pronto.

Então está aí. Com as mesmas vantagens de meu ratatouille “artístico”, mas com bem menos trabalho, em uma versão que, digamos, não é totalmente sem arte, mas com uma arte mais primitiva. E mais acessível a todos. Que a Força esteja com vocês.

    Veja também: Minha receita de ratatouille

    Veja mais: Vegetarianas e veganas




Comentários

Postagens mais visitadas