Panela em chamas

O cinema sempre tem clichês sobre novatos na cozinha que se repetem de tempos em tempos. Vi um desses em um trailer de um filme recente. A panela no fogão que de repente começa a soltar labaredas. Todos os presentes na sala de projeção riem do coitado do iniciante, que começa a gritar, sem saber o que fazer. Mas nunca vi alguém explicar porque essa catástrofe acontece e nem o que fazer nessa hora.

De minha experiência prática em falta de noção na cozinha, isso pode acontecer quando você coloca água demais na panela de pressão ao cozinhar algo e o líquido começa a sair pela válvula, misturado ao vapor. Dependendo da quantidade de gordura presente na água, esse caldo pode pegar fogo ao atingir a chama do fogão. Claro que o que acontece na realidade é muito menos espetacular do que os efeitos especiais no cinema.

O que podemos fazer para evitar essa catástrofe é diminuir o fogo um pouquinho só se começar a haver algum vazamento pela tampa.

Mas o que eu consegui fazer foi ainda melhor. Aconteceu uma vez, quando coloquei carne com legumes para cozinhar na panela de pressão. Deu uns vinte minutos e nada de começar a ferver. De repente, começou a sair caldo por todos os lados, inundando o fogão de caldo e provocando a maior fumaça.

O motivo foi algo totalmente improvável para mim até então: não havia conferido se a tampa da panela de pressão estava com a borrachinha – minha assistente a havia retirado para lavar e se esquecido de colocá-la de volta na tampa. E obviamente eu havia esquecido de conferir se tudo estava certo antes de iniciar o trabalho.

Agora o momento pedagógico: se houver qualquer vazamento em uma panela de pressão, fique preparado psicologicamente para, antes de mais nada, apagar imediatamente o fogo. Se houver pressão no interior da panela, use luvas e/ou um pano de prato para colocá-la na pia debaixo de uma torneira aberta para esfriá-la; só tire a tampa quando a pressão tiver sido bem reduzida. Aí veja o que dá para fazer. 

Estando preparados e mantendo a calma nas horas de emergência, evitamos um dano ainda maior.


    Veja também: Truques e técnicas na cozinha

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas