Acertar no sal é mais difícil que jogar 21

"A vida é breve e a arte extensa, a ocasião fugaz, a experiência enganosa e o julgamento difícil." Hipócrates.

Não sou adepto de jogos de cartas; o famoso blackjack, o nosso 21, por exemplo, só conheço de filmes. Pelo que entendi, você recebe uma carta, o seu adversário outra. A partir daí, você vai pedindo cartas até o momento em que julgue ter uma soma de pontos maior do que a soma dos pontos do adversário, tendo, no entanto, que evitar estourar o limite de 21 pontos. Então você recebe um sete, tem sete pontos. Recebe um nove, chega a dezesseis pontos. Aí você calcula a possibilidade de o adversário parar de pedir cartas com menos de dezesseis pontos versus a possibilidade de receber uma carta maior que cinco e estourar o limite. 

É meio parecido com temperar a comida com sal - sim, sal é tempero! Depois que recebeu uma carta, não dá para devolver; depois que você exagerou no sal, não dá mais para tirar.

Só que colocar sal na comida é mais difícil. Primeiro, porque no jogo, você tem a chance de decidir se pede mais cartas ou não. Não existe uma carta no baralho com valor maior que 21. Mas ao salgar a comida, você pode exagerar na primeira tentativa e estragar tudo antes de ter a chance de experimentar e perceber que há algo de errado acontecendo. 

Depois, tem o perigo de você se esquecer totalmente do sal, o que é frequente. Isso é mais difícil de acontecer no jogo, porque sempre haverá um colega lhe lembrando (mais ou menos) gentilmente que já é a sua vez de jogar. 

Além disso, você tem de levar em consideração os outros ingredientes; há ingredientes que já são naturalmente salgados ou conservados em salmoura: aí você tem de deixar para experimentar o sal no final da receita e só então decidir se vai colocar mais. 

É o que estou fazendo atualmente em tudo que vai creme de leite, no qual qualquer pequeno excesso aparece demais no resultado final, quando o creme está mais cozido.

E por último, mas não menos importante, é a dificuldade imposta pela percepção de sal que cada pessoa tem. Então você está lá todo pimpão achando que tem vinte e um pontos em sua receita, mas chega outra pessoa e acha que você só tem quinze. Ou vinte e cinco. 

E aí, lá se foram as suas fichas.



    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas