A lasanha quarto de metro

Essa lasanha é feita em uma forma de 40 cm x 60 cm, o que me permite apresentar uma pequena curiosidade matemática - nem chega a ser um desafio. Colocando quatro formas dessas juntas, duas na horizontal e duas na vertical, você consegue formar um quadrado perfeito com lados de 1 metro, portanto, com área de um metro quadrado. Mas se somar as áreas de quatro formas (4 x 0,40 m x 0,60 m), terá apenas 0,960 m2 de lasanha. Onde teria ido parar essa diferença de 0,04 m2 de lasanha? O Garfield comeu? De qualquer forma, a pequenez dessa diferença (claro, pequena se você não estiver com fome demais) me deixa à vontade para dizer que essa lasanha tem um quarto de metro, que lhe dá a impressão de ser enorme.




A lasanha é muito fácil de fazer – depois que você já fez o molho de tomate e o molho branco (ou verde). Compro um pacote de 500 g de massa de lasanha já previamente cozida – que cozinhar a massa de lasanha dá trabalho demais – e por volta de uns 600 g de queijo (prefiro o queijo prato) e mais 600 g de presunto (pode ser peito de peru também, para aqueles que não comem carne de porco). Acendo o forno e passo à montagem da lasanha.

Coloco o molho de tomate primeiro no fundo da forma. Esse é um ótimo truque para evitar que a massa grude no fundo da forma. Em seguida, uma camada de massa de lasanha e depois, uma camada de presunto. Se quiser deixar a lasanha mais reforçada, pode colocar também uma camada de frango desfiado junto com o presunto. Por cima do presunto, uma camada de fatias de queijo. Depois, novamente uma camada de presunto, outra de queijo e, por cima, despejo toda uma receita de molho branco. Polvilho uns 25 g de queijo parmesão ralado e espalho também uns pedacinhos de manteiga por cima. Pronta para levar ao forno. Uma ou duas horas depois, dependendo de seu forno, a lasanha estará gratinada e borbulhante. Extremamente atraente, cheirosa e apetitosa.

A lasanha dá espaço para muita criatividade; se você procurar pela internet, verá várias receitas diferentes – o importante para mim é que ela é grande e bastante nutritiva; assim suas porções que escapam da refeição inicial salvam congeladas um pouco mais de uma semana de cafés da manhã e fomes imprevistas. O que não impediu D. Angelina de ficar um dia inteiro atrás de mim perguntando se um dia eu iria fazer quatro lasanhas de uma vez para montar o tal quadrado - que com ela, é ver para crer.


Comentários

Postagens mais visitadas