A lista de compras

Em Receitas rápidas, disse algo sobre o tempo gasto em comprar os ingredientes e depois em voltar para comprar o que me esqueci de comprar da primeira vez. Claro que vieram me perguntar: “Você já ouviu falar de lista de compras?”.

Já ouvi falar sim, mas descobri que uma lista de compras não resolverá o seu problema se você se esquecer de incluir algum item na lista. E o principiante sempre vai se esquecer de algo.

Além disso, uma das armadilhas é achar que você já tem o ingrediente em casa e depois (bem na hora que teria de usar) descobrir que já acabou, que a quantidade é insuficiente ou que passou do prazo. Assim, agora antes de sair coloco tudo o que tenho e vou usar enfileiradinho na mesa, ao lado da lista de compras, então confiro a receita. Só então eu saio para fazer a compra.

Mas também não limito as compras à lista. Para não limitar a compra à lista, ou pelo menos dar uma olhadinha nas coisas que você não estava pensando em comprar, é muito importante esquecer aquela história de não ir ao mercado com fome.

De experiência própria, digo que é muito chato ir ao mercado sem fome, ou pior, logo depois de comer, faz tudo perder a graça. Vira obrigação. Você só compra o necessário e não vê a hora de voltar correndo para casa. A fome é condição necessária para novas descobertas.

Comentários

Postagens mais visitadas