Oportunidades e armadilhas

Quando estamos fazendo compras, temos de distinguir o que é oportunidade e o que é armadilha. Por exemplo, hoje em dia, em uma atitude louvável, muitos supermercados avisam que um produto está sendo vendido abaixo do preço porque está próximo do final do prazo de validade. Se você acha que vai consumir aquilo rapidamente, pode considerar um bom negócio e achar que vale a pena comprar.

Outros agem como os caçadores da natureza. Mostram algo que parece uma oportunidade de ouro e te pegam na armadilha – como no caso do arroz recém-colhido. Já vi também alguns produtos em oferta não pela qualidade do produto em si, mas devido a algum problema com o sistema de abertura da embalagem; normalmente você tem um “abra aqui” impresso em um lado e só consegue abrir a embalagem pelo outro lado. Aí quem tem mais curiosidade em ver como vai conseguir abrir aquilo (solução "cérebro") ou mais força nos dedos (solução "força bruta"), leva vantagem.

Claro que às vezes vemos ao longe um preço baixo de fruta ou legume anunciado em uma placa chamativa e quando vamos ver, descobrimos que não há a menor possibilidade de se escolher alguma coisa. Decepções acontecem. Mas convenhamos, ficaria muito esquisito o supermercado avisar: “Olha, o preço está baixo porque o produto está muito ruim.” Então temos de prestar atenção – sempre, e não apenas no supermercado.

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas